02 - Analise o texto a seguir e responda à questão abaixo: Isto ocorreu particularmente na Itália e na Alemanha. Os capitalistas desses países tiveram pela frente uma classe trabalhadora revolucionária, que lhes ameaçava o poder. Por isso, deram dinheiro aos cami- sas-negras de Mussolini e aos camisas-pardas de Hitler – em troca de favores futuros. O principal favor era o esmagamento do movimento organizado da classe trabalhadora. E os dois líderes cumpriram a promessa. O fascismo na Itália e o nazismo na Alemanha foram, portanto, movimentos contrarrevolu- cionários. A ordem estabelecida – poderio e privilégio capitalistas – estava segura. (HUBERMAN, Leo. História da riqueza do homem. 18. Ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1982, p. 314). De acordo com o texto, pode-se dizer que o Fascismo defendia os interesses da classe operária? Justifique.
Soluções para a tarefa
O fascismo é o movimento da pequena-burguesia voltado para o grande capital, que utiliza esse movimento para suas finalidades contra as da classe operária. Qualquer que seja a máscara com que se disfarce, qualquer que seja a forma em que se apresente, qualquer que seja o caminho por que suba ao poder, o fascismo é a mais feroz ofensiva do capitai contra as massas trabalhadoras; é a reação feroz e a contrarrevolução; o fascismo é o pior inimigo da classe operária e de todos os trabalhadores.
De acordo com o texto e com os princípios do Fascismo ao redor do mundo, não havia defesa aos interesses da classe operária. Por seu caráter centralizador, autoritário e impositivo, o movimento liderado por Mussolini na Itália e por Hitler na Alemanha não concedia liberdade para movimentos sociais, reivindicações de trabalhadores, sendo que havia uso de força e violência para conter tais protestos.
Houve ascensão da classe burguesa neste período, fortalecimento do capitalismo, nacionalismo e a concepção de que o indivíduo deveria abrir mão de sua individualidade em nome da nação.
Bons estudos!