02. A imagem a seguir, da obra do pintor espanhol Pablo Picasso (1881-1973), retrata o bombardeio da cidade de Guernica por tropas alemãs em 1937, durante a Guerra Civil Espanhola. Comovido pela brutalidade do ocorrido, Picasso viu na arte um modo de mostrar ao mundo o horror da guerra. Observe a tela e responda ao que se pede:
(foto acima)
a) Quais elementos revelam a crítica ao evento histórico?
b) Observe na legenda a técnica aplicada e as dimensões da tela. Há alguma relevância para a compreensão política da obra?
c) Refletindo sobre a relação entre arte e política, por que esse tipo de representação é importante?
Por favor,é pra hoje.
obrigada.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A) A obra carrega uma forte crítica ao fascismo alemão.
Com características notadamente cubistas (perceptível pelas formas geométricas utilizadas), a atmosfera criada pelo artista denota os horrores da guerra e suas terríveis consequências, nas figuras presentes, podemos notar o desespero e os gritos de horror.
No chão, há um soldado morto e ao seu lado uma mulher com uma perna ferida a esquerda do quadro, uma mulher grita e chora a morte de seu bebê. E, do outro lado, outra mulher é exibida em meio às chamas.
Além de pessoas, podemos ver construções e alguns animais (touro e cavalo), ambos símbolos da cultura espanhola.
Uma outra importante característica está na escolha das cores. Picasso produziu uma obra monocromática ao escolher tons de cinza, preto e branco, o que faz referência ao caráter documental das fotografias que o inspiraram na produção do painel.
B) A obra possui caráter político, ao mesmo tempo que atenta para o poder de destruição da guerra, a atmosfera criada pelo artista denota os horrores da guerra e suas terríveis consequências(colocando sua opinião nessa pergunta dá mais sentido a resposta).
C) Se nós partirmos do princípio de que a arte é a expressão cultural de um povo, que as diversas artes existentes exprimem a vontade, a cultura, a liberdade de um povo, tanto quanto expressam o belo, então é perfeitamente concebível o uso da estética para traduzir um conjunto de valores políticos e, nesse caso, nada mais natural do que a possibilidade de relacionar Arte e Política.
podemos refletir com a frase de Ferreira Gullar
"A Arte existe porque a Vida não basta"
Espero ter ajudado!
:)