02- A constituição que no rege nada tem a invejar a dos outros povos; serve a eles de modelo e não os imita. Recebe o nome de democracia, porque o seu intuito é o interesse do maior número e não de uma minoria. Nos negócios privados, todos são iguais perante a lei; mas a consideração não se outorga senão àqueles que se distinguem por algum talento. É o mérito pessoal, muito mais do que as distinções sociais, que franqueia o caminho das honras. "× O texto acima refere-se aos princípios ideais da democracia grega, em especial, da ateniense no século V a. C. Estes ideais, quando aplicados à prática política, revelavam-se. A) amplamente participativos, porque garantiam os direitos políticos a todos os habitantes da pólis, independentemente da classe social a que pertenciam. B) contraditórios, porque os escravos só poderiam participar da vida política depois que quitassem a dívida que os havia levado a tal condição. C) participativos, uma vez que o único critério de exclusão da vida política, assim como hoje em dia, era a alfabetização. D) excludentes, porque os direitos políticos eram privilégios dos cidadãos e vetados aos estrangeiros, escravos e mulheres
Soluções para a tarefa
A democracia grega não era totalmente igualitária, muito pelo contrário, ela segregava parte da população, quando consideramos mulheres, escravos e os estrangeiros, que não faziam parte do processo político, além de não estarem presentes nos modelos sociais regidos. Alternativa D.
Como podemos observar a democracia grega?
O termo democracia surgiu na Grécia Antiga, sendo observado como um sistema de governo cujo o poder de tomar as decisões e de atuar em sociedade estava nas mãos do povo, podendo se de forma indireta ou direta.
Por fim, a Pólis era regida pelos governantes, porém, o poder era estabelecido pelo povo original da cidade, sendo esse um fato que se difere da democracia nos dias de hoje, onde todo cidadão possui sua voz.
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