Direito, perguntado por JoseNazareno1999, 9 meses atrás

02. 03. Norbe Bobbio, em seu livro “O positivismo jurídico – lições de filosofia do direito, diz que um sistema:“no qual as normas que o compõem derivam umas das outras através de sucessivas delegações de poder, isto é, não através do seu conteúdo, mas através da autoridade que as colocou; uma autoridade inferior deriva de uma autoridade superior, até que chega à autoridade suprema que não tem nenhuma outra acima de si”. Ratifica disposições acerca do normativismo jurídico e sua relação com o ordenamento jurídico. Discorra identificando a Toria sobre o Direito a que se refere, seu conceito, características e seu Autor


Esta pergunta é obrigatória

03 Analise o pensamento e as assertivas que se seguem: “Manter os próprios compromissos não constitui dever de virtude, mas dever de direito, a cujo cumprimento pode-se ser forçado. Mas prossegue sendo uma ação virtuosa (uma demonstração de virtude) fazê-lo mesmo quando nenhuma coerção possa ser aplicada. A doutrina do direito e a doutrina da virtude não são, consequentemente, distinguidas tanto por seus diferentes deveres, como pela diferença em sua legislação, a qual relaciona um motivo ou outro com a lei”. I. A forma do conteúdo prescritivo do direito e da moral são idênticos. Logo, as posturas adversas à moralidade, que de certa forma ferem as normas jurídicas, bem como impactam em uma violação da mesma proporção a ordem jurídica.II. As posturas morais estão ligadas à vontade interna do sujeito, ao contrário do direito, que impõe uma ação exterior e se efetiva no seu cumprimento, ainda que as razões da obediência do sujeito não sejam morais.III. As sanções, tanto no direito quanto na moral, são elementos fundamentais a aplicação de ambos. Assim sendo, é na possibilidade de impor-se pela força, independentemente da vontade, que o direito e a moral regulam a liberdade.IV. Direito e moral são absolutamente distintos. Consequentemente, cumprir a lei, ainda que espontaneamente, não é demonstração de virtude moral.V. Como forma de aperfeiçoamento humano, a Moral, só permite sanções de foro íntimo, tendo nisso seu mecanismo de correção como represaria social. No entanto para o Direito, a imposição sobre os efeitos da sanção é o mecanismo mais eficaz de correção.Por tal disposição citado anteriormente analisando os pontos de I à V, os quais estabelecem uma relação acerca dos institutos do direito e da moral, assinale a alternativa correta:

a) Itens I e III estão corretos.
b) Itens II, e IV estão corretos.
c) Itens II, III e V estão corretos.
d) Itens II e V estão corretos.
e) Itens III, IV e V estão corretos



04. Com base nos conhecimentos apresentados em aula acerca do direito, marque a alternativa que retrata a função social do direito
a) a função social está alheia aos acontecimentos sociais, não se relacionando a eles, assim a lei já é o instrumento necessário para que não ocorra a infringência da norma.
b) Em hipótese alguma o direito deve compor os conflitos.
c) Existe sociedade sem conflitos, logo a função social do direito não ocorre em todas os diferentes tipos de sociedade.
d) Levando em consideração a sociologia jurídica, bem como a função social do direito, o direito se faz presente em quase todas as relações sociais.
e) A regra é clara e não há discussão, logo o direito não é uma ciência social.

Soluções para a tarefa

Respondido por 20021910123
0

Resposta:

C

Explicação:

por que há sociedades cm vários conflitos


JoseNazareno1999: Nao entendi suas resposta vc poderia explicar melhor ?
Perguntas interessantes