Sociologia, perguntado por paukia02, 1 ano atrás

01) (UVV 2019/1) Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:

I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;
II - garantir o desenvolvimento nacional;
III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: - Acesso em: 01/08/2018.

O Artigo 3º da Constituição Brasileira trata de temas relacionados ao desenvolvimento nacional e das desigualdades sociais. Sobre essa temática, indique a alternativa correta:



(A) Em setembro de 2018, a Constituição do Brasil completou trinta anos, e é possível afirmar que os objetivos do Artigo 3º já foram alcançados.
(B) Com toda a certeza, a erradicação da pobreza no Brasil será obtida com a abertura do mercado e com um programa de reformas sociais e econômicas.
(C) O desenvolvimento nacional, fundado no crescimento econômico, nunca constou nos programas políticos governamentais e se trata de um objetivo recente.
(D) As formas de discriminação no Brasil não mais existem graças à educação de qualidade e às políticas de conscientização social sobre a diversidade.
(E) O desenvolvimento, a desigualdade, a discriminação e as injustiças são problemas históricos do Brasil e têm características complexas e de difícil resolução.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
3

A alternativa E está correta.

A desigualdade social e econômica é um dos grandes problemas enfrentados pela comunidade global que tem o capitalismo como seu principal ponto.

Ela se dá a partir do crescimento da camada financeira mais rica, que detém a maior parte do capital, e, se sobrepõe em relação a parcela mais pobre, que geralmente ocupa os cargos básicos do mercado de trabalho.

Alguns dos pesquisadores que estudam a desigualdade social brasileira afirmam que essa questão dialoga com problemáticas complexas, como:

  • Aumento das desigualdades;
  • Diferenças entre as parcelas financeiramente ricas, das segregadas.

Perguntas interessantes