Filosofia, perguntado por flaviavalentimc, 1 ano atrás

01. Utilize dois exemplos de dedução em ciências e dois exemplos de indução em ciências

Soluções para a tarefa

Respondido por januarioa88p5smnz
7

Resposta: Quando estamos a tratar de métodos de inferências lógica, em uma perspectiva do conhecimento e no prisma científico, notadamente são ressaltados dois importantes e tradicionais métodos, a saber, o método dedutivo e indutivo. O método dedutivo consiste basicamente de uma inferência lógica em que há uma conclusão deduzida de suas premissas.

Explicação:

DEDUÇÃO:

EXEMPLOS:

‘Todos os filósofos são sábios. Sócrates é filósofo. Logo, Sócrates é sábio’.

'Todos os políticos mentem. Bolsonaro é político. Logo, Bolsonaro  é mentiroso'.

Estes exemplos de silogismo é uma dedução lógica, isto é, se as premissas forem verdadeiras, é impossível que a conclusão seja falsa.

INDUÇÃO

Por outro lado, o método indutivo baseia-se na indução como forma de chegar a conclusões gerais extraídas de determinados fatos particulares.

EXEMPLOS:

‘nove, de cada dez filósofos, são sábios. Conclui-se que, os filósofos, em geral, são sábios’.

'cinco, de cada quatro brasileiros, sabem ler e escrever. Conclui-se que, os brasileiros, em geral, sabem ler e escrever (são alfabetizados).

Conclui-se que, os filósofos, em geral, são sábios’ e que os brasileiros sabem ler e escrever. Nota-se, portanto, que o raciocínio indutivo não é logicamente exato como no raciocínio dedutivo, pois, presume-se que, a partir de dados particulares, é possível obter conclusões gerais. Contudo, a falta de exatibilidade no método indutivo é em detrimento dele ser apenas “provável”, e não exato e rígido como na dedução.

Perguntas interessantes