01. (Unifor-CE) sobre eletrólise são realizadas as seguintes proposições I, II e III. Podemos afirmar que apenas: *
1 ponto
Imagem sem legenda
a) II e III são corretas.
b) II é correta.
c) I e II são corretas.
d) III é correta.
02. (Enem/2013) “Eu também podia decompor a água, se fosse salgada ou acidulada, usando a pilha de Daniell como fonte de força. Lembro o prazer extraordinário que sentia ao decompor um pouco de água em uma taça para ovos quentes, vendo-a separar-se em seus elementos, o oxigênio em um eletrodo, o hidrogênio no outro. A eletricidade de uma pilha de 1 volt parecia tão fraca, e, no entanto, podia ser suficiente para desfazer um composto químico, a água” […]SACKS, O. Tio Tungstênio: memórias de uma infância química. São Paulo: Cia. das Letras, 2002.O fragmento do romance de Oliver Sacks relata a separação dos elementos que compõem a água. O princípio do método apresentado é utilizado industrialmente na: *
1 ponto
a) obtenção de ouro a partir de pepitas.
b) obtenção de calcário a partir de rochas.
c) obtenção de alumínio a partir da bauxita.
d) obtenção de ferro a partir de seus óxidos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- c) I e II são corretas
2- c) obtenção de alumínio a partir da bauxita
Resposta:
1. c) I e II são corretas.
2. c) obtenção de alumínio a partir da bauxita.
Explicação:
1. Na eletrólise, os cátions sofrem redução, e não oxidação. Além disso, em soluções aquosas, o H3O+ descarrega primeiro que os cátions metálicos, porque ele é menos reativo.
2. Uma vez que, a obtenção do hidrogênio e do oxigênio a partir da água ocorre por meio de eletrólise (quebra da molécula de água por ação da corrente elétrica).
O processo empregado para retirar o alumínio da bauxita é a eletrólise ígnea, conforme semirreação:
Al2O3 —–> 2Al3+ + 3O2-²
O ponto de fusão do óxido de alumínio é de 2000°C, porém é feito uma mistura com o mineral criolita baixando para 1000°C. O alumínio obtido está na forma líquida, porque o seu ponto de fusão é de 660,37 ºC, ou seja, menor que o da mistura de alumina e criolita. O alumínio também é mais denso que a mistura e, por isso, vai se depositando no fundo do recipiente, por onde é recolhido.
GOOGLE CLASSROOM