Português, perguntado por sabparocha5, 10 meses atrás

01 - (Unesp/SP) João Cabral de Melo Neto pretendeu criar uma linguagem para seus poemas que se afastasse um pouco da linguagem usual, por meio de pequenos desvios. Para isso, empregou, as vezes, palavras fora das classes morfológicas a que pertencem.
a) Transcreva os fragmentos em que isso acontece.
b) Identifique a classe original das palavras e a classe em que João Cabral as utilizou em seu
poema.​

Anexos:

Jmilani14: 1- a) As expressões são: "leito tumba", "ossos areia", "areia múmia".
b) Os termos "tumba", "areia" e múmia" são substantivos, mas foram empregados como adjetivos no texto
2) VFVFF
4)- O período literário, foi importante pois preservou muitas características como valorização da expressão artística nacional, exploração de temáticas do cotidiano, uso de linguagem simples na literatura, além do desejo de representar a realidade brasileira através da arte. Sim, eu gostei dos textos.
sorakalust666: alguns herois n usam capa, muito obrigado pela sua resposta.
mashinhapereira: Obrigada
Obrigada
joaovictoravila1525: Obrigado
joao2003lopes: Valeu, muito obrigado mesmo! ;)
jvdeckers27: Vim pelo cobre...

Soluções para a tarefa

Respondido por tamyresdejesus
216

1. a) No texto de João Cabral de Melo Neto, os trechos em que as palavras foram empregadas fora da sua linguagem usual são "leito tumba", "ossos areia" e "areia múmia".

b) As palavras "tumba", "areia" e "múmia" pertencem originalmente à classe dos substantivos, mas no texto foram utilizadas como adjetivos. Lembre-se que substantivos são as palavras que possuem como função dar nome aos seres em geral. Já os adjetivos dão características aos seres.

Respondido por larissamagrani
2

Sobre o poema "Na morte dos rios", de João Cabral de Melo Neto:

1.a) Os fragmentos que há palavras fora das classes morfológicas de origem são: "leito tumba" e "o rio de ossos areia".

b) A classe original dos léxicos "tumba" e "areia" é substantiva, mas, segundo o emprego atribuído por João Cabral de Melo Neto, estão como adjetivos das palavras "leito" e "ossos", respectivamente.

João Cabral de Melo Neto, autor brasileiro, faz parte do Movimento Regionalista Brasileiro.

A partir da década de 1930, a literatura brasileira passou por uma metamorfose: o tema dos escritores brasileiros se tornou a problemática do país.

Com um certo pessimismo nas análises da nação e, ao mesmo tempo, evidenciando as mazelas sociais, como: a fome, a desigualdade social e a injustiça, escritores como Graciliano Ramos, Rachel de Queiroz e João Cabral de Melo Neto iniciaram seu percurso literário.

Nesse sentido, o enredo dos poemas, das crônicas, do cinema e da prosa fixou-se no regionalismo, deixando de lado a evidência da cultura europeia no Brasil, a fim de ascender a cultura nacional.

Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/23116653

Anexos:
Perguntas interessantes