01) Um dos movimentos filosóficos mais significativos da Antiguidade foi o neoplatonismo, assim denominado por beber na fonte da teoria platônica. Na verdade, só nos dias atuais os pesquisadores acrescentaram o prefixo neo, para marcar uma diferença em relação às duas correntes, as quais, apesar das aparências, eram bem distintas uma da outra. Em relação a esse período, assinale a alternativa incorreta: *
10 pontos
O filósofo mais importante desta escola foi Plotino, Os textos por ele produzidos foram depois compilados por seu discípulo Porfírio em uma obra conhecida como as Seis Enéadas.
O monismo do neoplatonismo contrasta com o dualismo de Platão, que distingue entre o universo das ideias e o dos sentidos.
Ao contrário de Platão, Plotino acreditava em uma espécie de monismo idealista. Para ele só existia mesmo Deus ou o Uno, de onde emana a fonte divina que irradia por toda a criação.
Os neoplatônicos outorgavam o conceito do mal, e acreditavam apenas em graus de imperfeição, na carência da prática do bem.
02) UFRN) Felipe II, rei da Macedônia, conquistou a Grécia. Seu filho, Alexandre, o Grande, consolidou as conquistas do pai e expandiu o império em direção à Ásia, chegando até a Índia. Na perspectiva histórica, a obra de Alexandre e de seus sucessores imediatos foi importante porque: *
10 pontos
Substituiu a visão mística do mundo, presente nos povos orientais, pelo reconhecimento intelectual proveniente da razão e do raciocínio lógico.
Favoreceu a difusão do modelo político das cidades-Estados da Grécia pelas regiões conquistadas no Oriente, estimulando um governo fundamentado na liberdade e na democracia.
Suplantou o poder despótico predominante nos grandes impérios orientais, os quais atribuíam aos governantes uma origem divina.
Possibilitou o intercâmbio de culturas, difundindo as tradições gregas nas terras do Oriente, enquanto as mesopotâmicas, egípcias, hebraicas e persas expandiram-se para o Ocidente
03) (ENEM 2015) Se os nossos adversários, que admitem a existência de uma natureza não criada por Deus, o Sumo Bem, quisessem admitir que essas considerações estão certas, deixariam de proferir tantas blasfêmias, como a de atribuir a Deus tanto a autoria dos bens quanto dos males pois sendo Ele fonte suprema de Bondade, nunca poderia ter criado aquilo que é contrário à sua natureza. AGOSTINHO. A natureza do Bem. Rio de Janeiro: Sétimo Selo, 2005 (adaptado).Para Agostinho, não se deve atribuir a Deus a origem do mal por que: *
10 pontos
O surgimento do mal é anterior à existência de Deus.
O mal, enquanto princípio ontológico independe de Deus.
Deus apenas transforma a matéria, que é, por natureza, má.
Por ser bom, Deus não pode criar o que lhe é oposto, o mal.
Deus se limita a administrar a dialética existente entre o bem e o mal.
4) (UFRN/1998) Leia o texto abaixo, que exemplifica a principal característica da filosofia escolástica da Baixa Idade Média, e, em seguida, assinale a opção que apresenta essa característica.“Muitas coisas até às quais o intelecto do homem deverá penetrar permanecem escondidas. Por trás do acidente está escondida a natureza substancial da coisa; (...) porque as coisas inteligíveis estão, como se estivessem, dentro das coisas sensíveis; e nas causas estão ocultos os efeitos, e inversamente. Portanto, visto que o conhecimento humano começa com os sentidos e a partir de fora, é claro que quanto mais forte for a luz do intelecto tanto mais longe penetrará no interior das coisas. Mas a luz do nosso intelecto natural é de virtude finita e pode alcançar apenas o que é limitado. Por esta razão o homem precisa da luz sobrenatural a fim de atingir o conhecimento que não pode conhecer por meio da luz natural; e essa luz sobrenatural dada ao homem é chamada donum intelectus. [S. Tomás de Aquino, Summa Theologiae, q. VIII, art. I.] *
10 pontos
Harmonia entre razão e fé, crendo que a verdade dependia não apenas da revelação divina, mas do esforço do próprio homem.
Confiança no poder ilimitado da razão que, em sua capacidade de inquirir, investigar e compreender, conhece a totalidade do real.
Crença de que basta a observação da natureza para o homem conhecer a essência das coisas.
Ênfase na iluminação divina como único caminho para o homem chegar ao conhecimento e à verdade.
05) A escolástica propunha-se a demonstrar que existia íntima relação entre a fé e a razão, entre a teologia e a filosofia. Procurou-se conciliar os postulados da fé cristã com as normas da razão humana. Adotaram-se os conceitos racionalistas de Aristóteles, harmonizados com os ensinamentos da fé.(Marvin Perry. Civilização Ocidental). É possível assinalar que o maior filósofo escolástico foi:
Bossuet.
Torquemada.
Cícero.
Tommaso Campanella.
Tomás de Aquino.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
Cícero
Explicação:
resposta Cícero
Respondido por
3
Resposta: CÍCERO
Explicação: NENHUMA E SO CÍCERO
Perguntas interessantes
Física,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Química,
9 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Inglês,
1 ano atrás