01) (UFRGS/2018) A mosca Drosophila melanogaster é um organismo modelo para estudos genéticos e apresenta alguns fenótipos mutantes facilmente detectáveis em laboratório. Duas mutações recessivas, observáveis nessa mosca, são a das asas vestigiais (v) e a do corpo escuro (e). Após o cruzamento de uma fêmea com asas vestigiais com um macho de corpo escuro, foi obtido o seguinte: F1 - todos os machos e fêmeas com fenótipo selvagem. F2 - 9/16 selvagem; 3/16 asas vestigiais; 3/16 corpo escuro; 1/16 asas vestigiais e corpo escuro. Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes aos resultados obtidos para o cruzamento descrito. ( ) As proporções fenotípicas obtidas em F2 indicam ausência de dominância, pois houve alteração nas proporções esperadas. ( ) Os resultados obtidos em F2 indicam um di-hibridismo envolvendo dois genes autossômicos com segregação independente. ( ) As proporções obtidas em F2 estão de acordo com a segunda Lei de Mendel ou Princípio da segregação independente dos caracteres.os. ( ) Os pares de alelos desses genes estão localizados em cromossomos homólogo A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é A) V – V – F – F. B) V – F – V – F. C) V – F – F – V. D) F – F – V – V. E) F – V – V – F. a) Qual é o tipo de dispositivo elétrico em questão?
Soluções para a tarefa
Resposta:
FVV
Explicação:
O cruzamento feito na questão trata-se de um exemplo clássico de di-hibridismo genético. Isso quer dizer que está sendo analisado,ao contrário da primeira lei de Mendel que se restringe a analisar apenas um caractere por vez, a segunda lei chama de'' lei da segregação independentes dos fatores, ou di-hibridismo'' analisa 2 característica de uma vez só (lembrando que cada característica é condicionada por um PAR DE ALELOS), por isso são quatro letras, cada letra um alelo e dois alelos para cada característica. Nesse sentido, a situação em que se aplica a segunda lei de Mendel é quando, nós vamos cruzar dois indivíduos heterozigotos para AS DUAS CARACTERÍSTICAS que estão sendo analisadas, por isso são chamados de di-híbridos, ou seja, híbridos duas vezes. E a má notícia é que é uma conta enorme pra descobrir a proporção fenotípica desse cruzamento e é muito chato, porém Mendel foi muito inteligente ele descobriu um padrão nas proporções matemáticas e convencionou que em um cruzamento de di-híbridos a proporção fenotípica vai ser SEMPRE 9:3:3:1, mas o que exatamente significam esse números? O nove significa a proporção de indivíduos, que vão manifestar o fenótipo do alelo dominante NAS DUAS CARACTERÍSTICAS, ou seja, fenótipo totalmente dominante, os três significam a proporção de indivíduos que vão manisfestar o fenótipo recessivo em, no máximo, 1 característica, ou seja 3/16 vão apresentar asa recessiva e 3/16 a cor do corpo recessivo. E o 1 é a proporção de indivíduos TOTALMENTE recessivos, ou seja são homozigotos recessivos para as duas características, como você deve imaginar a probabilidade disso acontecer é bem pequena, por isso a proporção dele é a menor.
E é exatamente sobre isso que a segunda Lei de Mendel fala, que independente do caso, os gametas, também chamado de ''fatores'' por Mendel vão se combinar ALEATORIAMENTE e SEMPRE o resultado de suas combinações aleatórias vai tender a se assemelhar com essa proporção fenotípica calculada por Mendel 9:3:3:1 (o cara era inteligente demais!! Também sendo matemático facilitava rsrs)
Agora, já que sabemos o que significa a proporção de Mendel a resposta da questão tá na ponta da língua:
A primeira afirmativa é falsa, porque não houve nenhuma alteração nas proporções fenotípicas esperadas, e muito menos ausência de dominância, até porque, se houvesse ausência de dominância a proporção seria outras.
A segunda afirmativa está corretíssima. Trata-se de um cruzamento de di-híbridos com genes autossômicos (Mendel nem sabia que existia genes ligados ao sexo, influenciados pelo sexo, restrito ao sexo e etc... Naquele tempo) e os mesmos segregando-se independentemente.
A terceira opção também é verdadeira, pois as proporções que estão na questão como nós já falamos está perfeitamente de acordo com a segunda Lei de Mendel.
Resposta: letra ( E ) F V V F