01. Talvez você ainda não tenha ouvido falar sobre os elementos mais
ou mesmo o material. Mas talvez tenha ouvido falar sobre a cultura materials
exemplo, quando se fala em algo imaterial, isto é, que não existe concretamente
ou então em patrimonio imaterial o material. Todos estes andam no mesmo sono. Do
se falando em algo que não se vo, que não possui uma forma fisica e palpávek
sentido, quanto aos elementos Imateriais e materiais na música, responda: Ouale sa
eles?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Cultura material e cultura imaterial são diferentes modalidades culturais que preveem a existência de elementos culturais fisicamente construídos e elementos culturais que não possuem uma criação física e material, respectivamente.
Falando em patrimônio cultural, por exemplo, temos manifestações culturais que compõem um conjunto patrimonial material, como construções e obras de arte, e um conjunto patrimonial cultural imaterial, como festas, festivais, danças, músicas e estilos musicais, culinária etc.
Música e artesanato compreendem a cultura imaterial e a cultura material. O instrumento musical artesanal consegue unir os dois elementos em um só.
Definição de cultura
O termo “cultura” é vasto, possuindo vários significados. Segundo o Dicionário Aurélio online|1|, cultura significa:
1. Ato, arte, modo de cultivar;
2. Lavoura;
3. Conjunto das operações necessárias para que a terra produza;
4. Vegetal cultivado;
5. Meio de conservar, aumentar e utilizar certos produtos naturais;
6. Aplicação do espírito a (determinado estudo ou trabalho intelectual);
7. Instrução, saber, estudo;
8. Apuro, perfeição, cuidado.
Cultura significa cultivo, cuidado, criação, conservação e manutenção, além de conhecimento. Todos esses significados da palavra convergem numa ideia que a sociedade mantém de sua cultura: a formação intelectual, estética, artística, paisagística, arquitetônica, religiosa, espiritual, científica, filosófica, gastronômica, linguística e musical de um povo.
O povo é capaz de criar, e a sua criação é somada a um amontoado de criações anteriores. A soma de todas as criações desse povo constitui a sua cultura. O aspecto de cultivo presente na cultura de um povo é justamente o ato de mantê-la viva para que não se perca.
A sociologia lida diretamente com o estudo da cultura na tentativa de estabelecer laços elementares que formam determinadas sociedades. A antropologia, enquanto ciência social, é aquela que busca compreender as estruturas das formações humanas analisando, entre outros aspectos, a cultura das sociedades.
A cultura também nos auxilia diretamente, sendo que “é por meio da cultura que buscamos soluções para nossos problemas cotidianos, interpretamos a realidade e produzimos novas formas de interação social”|2|. Podemos afirmar que é por meio da cultura que cultivamos o idioma, as crenças, as religiões, os hábitos, a moral e até mesmo a ciência. Para conhecer mais sobre esse conceito, leia o texto: Cultura.