01) Que sensação a capa acima despertou em você? Por quê?
02) O que ocorreu de atípico na cena retratada?
03) O Cascão parece satisfeito com a decisão que tomou? Justifique sua resposta:
04) Podemos afirmar que a escolha pelo personagem Cascão corresponde a uma boa tática persuasiva? Por quê?
05) Se fosse a Mônica, a Magali, o Cebolinha ou qualquer outro personagem da Turma da Mônica teria o mesmo efeito? Justifique sua resposta:
06) Que tipo de linguagem foi utilizada na capa: verbal, não-verbal ou mista? Explique seu raciocínio:
07) A regência do verbo PREFERIR está de acordo com a norma culta? Justifique sua resposta, da melhor maneira possível:
08) Se a linguagem verbal não existisse, ainda assim a ideia seria transmitida de forma eficaz? Conseguiria associá-la ao contexto atual do Coronavírus? Comente:
09) Ignore a linguagem verbal e crie uma nova fala para o Cascão, utilizando, obrigatoriamente, uma interjeição:
10) Elabore um balão de pensamento para o Cascão, sendo o mais criativo possível:
11) Que mensagem essa capa de revista transmite?
pode responder só a que vcs souberem
Soluções para a tarefa
Olá!
- Resp. pessoal.
- Como retrata o desenho animado, o que ocorreu de atípico foi o fato do personagem se higienizar.
- Sim, vemos na linguagem verbal e expressão facial, tanto como uso empregado de sinais.
- Sim, é persuasiva. Assim como ele, é uma atitude que pode ser feita pelos demais.
- Segundo nossos conhecimentos do desenho animado, sabemos que os demais personagens faria isso sem se incomodar ou achar algo tão ruim.
- Por mais que há imagens, é verbal pois contém uma explicação em fala feita pelo personagem.
- Em lingua culta formal (verbo transitivo direto e indireto).
- Sim, retratado ao tema coronavírus, e vendo o ato de higienização das mãos, principalmente vindo do personagem Cascão é possível compreender a mensagem passada, mesmo se não fosse verbal.
- Resp. pessoal. *fazer uma cena onde indique o ato de lavar as mãos e que retrate o vírus sem dizer nada.
- Resp. pessoal. Criar o mesmo, mas com outras palavras para Cascão.
- Transmite ideia de higienização, principalmente na pandemia do vírus, serve também para conscientizar a população a ter cuidados sobre higiene, etc.
Espero ter ajudado! Boa sorte! ;)
Pergunta 1:
A pergunta é de cunho pessoal. Cada pessoa ao observar a capa vai sentir algo diferente. Uma das sensações que ela pode provocar é a surpresa por ver o Cascão lavando as mãos, uma vez que ele é um personagem caracterizado pela falta de higiene. Ou poderia ser um senso de urgência, uma vez que até ele está lavando as mãos com medo do vírus.
Pergunta 2:
Cascão é um personagem cuja característica mais marcante é a falta de higiene. O atípico da cena é ver ele se higienizando.
Pergunta 3:
O Cascão parece satisfeito com a decisão tomada, porém parece estar bravo também por conta da situação chegar ao ponto em que chegou.
Pergunta 4:
A escolha pelo personagem é a mais incisiva e persuasiva para a capa. Nenhum outro personagem da Turma da Mônica causaria tanto choque, tanto espanto, ao se higienizar. Ser o Cascão provoca sensações de urgência.
Pergunta 5:
Como nenhum desses personagens possui um contexto tão enraizado com a água, o efeito seria muito menor. O impacto poderia ser até mesmo inexistente.
Pergunta 6:
A linguagem utilizada é mista. O cerne da questão é explicitado através da linguagem verbal, mas a ação do personagem em lavar as mãos, uma atitude que só é percebida através da imagem na capa, também é extremamente importante para a contextualização da mensagem.
Pergunta 7:
A frase em questão apresenta um sujeito oculto. Se inserir o sujeito na frase ela ficaria: "Eu prefiro lavar as mãos do que pegar coronavírus". Dito isto, a regência está de acordo com a norma culta.
Pergunta 8:
A linguagem verbal passa todo o contexto da mensagem, entretanto, para manter o impacto, seria necessário identificar textualmente que se tratava do personagem Cascão.
Pergunta 9:
Essa é uma resposta de cunho pessoal, porém uma indicação de resposta poderia ser: "Bora! Prefiro lavar as mãos do que pegar coronavírus", substituindo a primeira frase pela interjeição "Bora!"
Pergunta 10:
Essa é uma resposta de cunho pessoal. A título de exemplificação de como poderia ser a resposta, pode-se citar a frase: "O coronavírus gosta menos de sabão que eu".
Pergunta 11:
A capa fala sobre higienização e cuidados sanitários no enfrentamento da pandemia de coronarívus que assola o mundo desde o final de 2019. É uma capa educativa e de conscientização.
Saiba mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/26488655