História, perguntado por unknowndopequeen, 7 meses atrás

01- Qual objetivo da Revolução Federalista?

02- Explique o que foi a Política dos Governadores:

03- Como funcionava o “Curral eleitoral”?

04- Qual a situação da população para acontecer o surgimento dos movimentos

messiânicos?

05- O que foi o Convênio de Taubaté?​

Soluções para a tarefa

Respondido por hei013
0

Resposta: 1 - Derrubar o presidente do estado, Júlio de Castilhos, um aliado de Floriano Peixoto. Conhecidos como federalistas ou maragatos, eles lutavam também pela instauração do parlamentarismo no Brasil. Seu principal líder era Gaspar Silveira Martins.

2- A Política dos Governadores garantia o controle do poder pelas oligarquias dominantes, tanto no âmbito federal quanto no estadual. Entretanto, ela não foi capaz de estabelecer uma paz permanente entre grupos oligárquicos rivais em diversos estados.  Ela foi criada com o objetivo de administrar os conflitos no interior das elites.Essa política tinha por base um pacto de reciprocidade e apoio mútuo entre os governadores e o presidente da República. Pelo acordo estabelecido, seriam feitos esforços para que fossem eleitos apenas deputados federais que no Congresso apoiassem opresidente da República. Em troca, este último concederia verbas para a realização de obras nos estados,não iria interferir nas nomeações para cargos públicos estaduais e usaria sua influência para impedir o avanço de grupos de oposição nessas regiões.

3 - Na época das eleições, os coronéis obrigavam as pessoas sob seu comando a votar nos candidatos de interesse dos governos estadual e federal. Essas pessoas formavam o“curral” eleitoral do coronel e tinham com ele algum tipo de relação pessoal. Eram moradores de suas terras ou seus empregados, vizinhos ou parentes, compadres ou afilhados, ou simplesmente beneficiários de seu poder. Recebiam dele proteção e favores, por exemplo, empregos públicos, remédios em casos de doença, vagas para os filhos em escolas públicas, etc.

4 - Em 1932, na tentativa de impedir a concentração da população pobre em Fortaleza e outros centros urbanos, o governo cearense criou sete campos de concentração no estado, que chegaram a reunir 90 mil retirantes. Em outras ocasiões, a situação de miséria enfrentada pela população rural levou muitas dessas pessoas a buscar amparo junto a líderes místicos que se diziam porta-vozes de Deus. Surgiram assim movimentos messiânicos em regiões como Bahia, Paraná e Santa Catarina.

5 - Os três maiores produtores de café do país na época – firmaram na cidade de Taubaté, no interior paulista, um acordo conhecido como Convênio de Taubaté, que exigiu do governo federal medidas para valorizar o café, de modo a proteger da crise o principal produto brasileiro de exportação. Pelo Convênio, as sobras de exportação seriam  compradas a preço fixo pelos governos estaduais.Isso faria com que a oferta de café no mercado internacional parasse de crescer, permitindo a estabilização dos preços.

Perguntas interessantes