01 - Qual era o objetivo norte-americano com a Doutrina Monro
Sua resposta
02 - Cite o impacto da ocupação dos territórios do Oeste
americano para as comunidades indigenas.
*
Sua resposta
03 - Quais as principais diferenças sociais entre os estados do
Norte e do Sul nos EUA no século XIX?Por que essas diferenças
levaram ao conflito armado?
Sua resposta
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- Também conhecida pela frase América para os americanos, a Doutrina Monroe prega, entre outros pontos, a proibição de criar novas colônias na América; a não intromissão dos países europeus nas decisões dos americanos e o não envolvimento dos EUA em conflitos relacionados aos países europeus.
2- Com o passar dos anos o EUA migrava para o Oeste, descobrindo novas fontes de renda, fazendas, mas causando a extinção de várias comunidades indígenas. Os indígenas perderam seu lar, onde este foi tomado por fazendeiros, isso causou a extinção de várias tribos e comunidades indígenas.
3- Enquanto o Sul prosperava à custa do trabalho escravo e da exportação de matéria-prima para a Europa, o norte privilegiou o trabalho assalariado e a articulação de um poderoso comércio. Estas diferentes orientações acabaram potencializando um confronto que primeiro se manifestou nas políticas fiscais, agrárias e trabalhistas da nação. O interesse nortista era diametralmente oposto ao que os representantes políticos do Sul enxergavam ser necessário para o desenvolvimento de sua economia. A união que outrora transformou nortistas e sulistas em filhos de uma mesma nação parecia falir mediante um caminho que não parecia oferecer um meio termo.