Português, perguntado por elismarquirinoariks, 10 meses atrás

01 – Qual é o título do texto? Quem é o autor? 02 – Qual era a finalidade do autor ao entrar no botequim? 03 – De acordo com o texto, identifique: a) Foco narrativo: b) Cenário: c) Personagens principais: d) Tempo: 04 – Qual a profissão do narrador? Retire do texto que justifique sua resposta. 05 – O narrador conta que entrou no botequim para tomar um café; mas qual era o real motivo? 06 – De acordo com o texto, no início do 2° parágrafo o termo usado pelo narrador tem um tom pejorativo? 07 – O casal senta-se no fundo do botequim. Por que motivo? 08– No trecho: “Três seres esquivos que compõem em torno à mesa a instituição tradicional da família, célula da sociedade.” Quem são esses Três esquivos 09 – Reescreva o trecho em que mostra a pobreza das personagens? 10 – Para você, o texto “A última crônica” tem uma ideia de discriminação? De que tipo? justifique. 11 – Diante dos diminutivos (arrumadinha, negrinha, menininha, fitinha) que se refere a menina; qual o sentimento do autor? 12 – O que sente o autor, quando o pai da menina olha para ele e sorri? 13 – Qual seria a melhor definição que poderia ser dada a esta crônica? 14 – Em uma crônica, o narrador pode ser observador ou personagem. Qual é o tipo de narrador da crônica em estudo? Justifique sua resposta. 15 – O cronista costuma ter sua atenção voltada para os fatos do dia-a-dia ou veiculados em notícias de jornal e os registra com humor, sensibilidade, crítica e poesia. Ao proceder assim, qual dos seguintes objetivos o cronista espera atingir com seu texto? a) Informar os leitores sobre um determinado assunto. b) Entreter os leitores e, ao mesmo tempo, leva-los a refletir criticamente sobre a vida e os comportamentos humanos. c) Dar instruções aos leitores. d) Tratar de um assunto cientificamente. e) Argumentar, defender um ponto de vista e persuadir o leitor. 16 – Observe a linguagem empregada na crônica em estudo. a) Como é narrada a cena do aniversário: de forma impessoal e objetiva, isto é, em linguagem jornalística, ou de forma pessoal e subjetiva, ou seja, em linguagem literária? b) A crônica, quanto à linguagem que apresenta, está mais próxima do noticiário de jornais ou revistas ou mais próxima de textos literários? c) Que tipo de variedade linguística ela adota? 17 – Com a maioria dos gêneros ficcionais, a crônica pode ser narrada no presente ou no pretérito. a) Que tipo de tempo verbal predomina na crônica em estudo? b) Que efeito de sentido a escolha desse tempo verbal confere ao texto?


nicolisousa20: cade o texto ?????
nicolisousa20: pra te ajudar
elismarquirinoariks: mandei la em baixo
elismarquirinoariks: kk

Soluções para a tarefa

Respondido por binoviviane401
44

Resposta:

é a última crônica Espero ter ajudado =)

Respondido por jaquersantana
7

01 - O título do texto é "A Última Crônica", e seu autor é Fernando Sabino.

  • O título de um texto, em regra, é o primeiro elemento que "introduz" a composição textual, tendo como uma das suas principais funções  anunciar o texto, trazendo um perspectiva de seu tema.

Mais sobre título: https://brainly.com.br/tarefa/774149

02 - A finalidade do autor ao entrar no botequim era tomar um café e presenciar algum acontecimento que o inspirasse a escrever.

  • A resposta para essa questão encontra-se aqui: "...entro num botequim da Gávea para tomar um café junto ao balcão [...]  Eu pretendia apenas recolher da vida diária algo de seu disperso conteúdo humano..."

  • Esse trecho demonstra o autor em uma espécie de "bloqueio criativo".

Mais sobre bloqueio criativo: https://brainly.com.br/tarefa/42348836

03 - Seguem os elementos identificados:

  • a) Foco narrativo: narrador personagem / 1ª pessoa.
  • b) Cenário: um botequim na Gávea.
  • c) Personagens principais: o narrador e a família.
  • d) Tempo: o tempo que narrador toma seu café.

Mais sobre foco narrativo: https://brainly.com.br/tarefa/42993204

04 - A profissão do narrador é escritor, o que pode ser visto no seguinte trecho: "Na realidade estou adiando o momento de escrever. A perspectiva me assusta. Gostaria de estar inspirado...".

  • O fato de a profissão do narrador ser escritor e o tema da narrativa ser a composição textual, configura a crônica como um texto metalinguístico.

Mais sobre metalinguagem: https://brainly.com.br/tarefa/37797474

05 - Como dito na questão de nº 02, o autor estava sem inspiração para escrever, assim entrou no botequim para adiar a hora de escrever e procurar alguma inspiração.

06 - O narrador, no início do 2° parágrafo, usa o termo "preto", o qual é um termo intercambiável com "negro". No entanto, a atual geração tem usado mais "preto", atribuindo carga negativa ao termo "negro".

  • O uso dos dois termos, preto ou negro, traz uma série de dissidências. Porém, observa-se uma alteração no usualmente adotado principalmente entre a geração mais jovem, que prefere "preto". O termo "negro", entretanto, é usado há mais tempo, sendo aplicado em textos oficiais, por exemplo.

Exemplo de uso de "negro", oficialmente reconhecido: https://brainly.com.br/tarefa/34756506

07 - O casal senta-se no fundo do botequim para comemorar o aniversário da filha.

  • O casal pertence uma classe social baixa, sem recursos para uma comemoração de aniversário grande. Assim, pai, mãe e filha vão até o botequim para modestamente cantarem "parabéns" com apenas uma fatia de bolo.

08 - Esses três seres esquivos são um casal e sua filha de 3 aninhos.

  • A resposta para essa pergunta está no seguinte trecho:  "Ao fundo do botequim um casal [...] A compostura da humildade, na contenção de gestos e palavras, deixa-se acrescentar pela presença de uma negrinha de seus três anos

09 - O trecho em que mostra a pobreza das personagens é o que colocamos na questão anterior (08).

Ainda, é possível perceber que se trata de um casal pobre no seguinte trecho "O pai, depois de contar o dinheiro que discretamente retirou do bolso...".

10 - [resposta pessoal]

11 - O uso do diminutivo denota sentimento de comoção.

  • Há várias possibilidades para o uso do diminutivo, dentre elas expressar comoção, compaixão.

Mais sobre o uso do diminutivo: https://brainly.com.br/tarefa/46774783

12 - O autor se sente tocado quando o pai da menina olha para ele e sorri, tanto que descreve o sorriso como puro.

13 - A melhor definição para essa crônica é de uma história de resistência às dificuildades sem perder o carinho e o afeto.

14 - O narrador da crônica é um narrador personagem, pois o foco narrativo está em 1ª pessoa e o próprio narrador é personagem da crônica.

Mais sobre tipos de narrador: https://brainly.com.br/tarefa/20719193

15 - O cronista espera:

  • b) "Entreter os leitores e, ao mesmo tempo, leva-los a refletir criticamente sobre a vida e os comportamentos humanos".

16 - a) A cena do aniversário é  narrada de forma pessoal e subjetiva, ou seja, em linguagem literária.

b) A crônica está mais próxima de textos literários.

c) A crônica adota a variedade padrão da língua.

Mais sobre variedade padrão da língua: https://brainly.com.br/tarefa/39470

17 - a) O tempo verbal que predomina na crônica é o presente do indicativo.

b) O uso do presente do indicativo envolve o leitor que acompanha os acontecimentos narrados como se esses estivessem acontecendo em "tempo real".

Mais sobre o presente do indicativo: https://brainly.com.br/tarefa/20719041

Sobre crônicas

  • O texto em estudo trata-se de uma crônica, a qual consiste em um gênero textual que retrata situações da vida real.

  • Dentre outras características, esse gênero textual pode ter foco humorístico, jornalístico ou ainda narrativo. "A Última Crônica" consiste em uma crônica narrativa.

Outro exemplo de crônica: https://brainly.com.br/tarefa/5926127

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas interessantes