01-Qual é a diferença entre cultura popular, cultura erudita e cultura de massa? 02-Na sua opinião, o funk pode ser considerado uma cultura? Argumente. 03-Na sua opinião, o funk é cultura popular, cultura de massa ou cultura erudita?Argumente.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1-A cultura de massa é aquela considerada, por uma maioria, sem valor cultural real. Ela é veiculada nos meios de comunicação de massa e é apreciada por ela. É preciso entender que massa não é uma definição de classe social, e sim uma forma de se referir a maioria da população. Essa cultura é produto da indústria cultural.
Já a cultura erudita é aquela considerada superior, normalmente apreciada por um público com maior acúmulo de capital e seu acesso é restrito a quem possui o necessário para usufruir dela. A cultura erudita está muitas vezes ligada a museus e obras de arte, óperas e espetáculos de teatro com preços elevados. Existem projetos que levam esse tipo de cultura até as massas, colocando a preços baixos, ou de forma gratuita, concertos de música clássica e projetos culturais.
A cultura popular é qualquer estilo musical e de dança, crença, literatura, costumes, artesanatos e outras formas de expressão que é transmitida por um povo, por gerações e geralmente de forma oral. Como por exemplo a literatura de cordel dos nordestinos, ou a culinária do povo baiano, são algumas das formas de cultura popular que resiste ao tempo.
2- Na minha opinião o funk não pode ser considerado uma cultura, pois nas maiorias das letras de funk coloca a mulher de forma vulgar como se não fosse nada mais nada menos do que um mero objeto para ser utilizado pelo homem da forma que o mesmo escolher.
3- Cultura de massa, pois a maioria da população gosta de ouvir, dançar e comentar sobre músicas ou cantores(as) que se referem a funk.
(Vou responder a 2.)
Resposta: cultura é tudo que envolve os costumes de determinado lugar então pode ser música dança, modo de se vestir modo de falar(gírias ou sotaques) e o funk pode ser considerado cultura sim, porque é um ritimo da favela, ele nasceu lá, nessa cultura temos a roupas, os acessórios, os passinhos, os bailes de rua e as gírias, no funk também temos as letras que podem ser fruto das vivência dos Mc's e favelados que escrevem.