01. Quais são as principais bacias hidrográficas do Brasil?
02. Qual a principal vertente das bacias brasileiras?
03. Qual região brasileira mais carente de recursos hídricos?
04. Cite um fator positivo dos rios de planaltos.
05. Que nome recebe a drenagem dos rios que desaguam oceano?
06. O que são rios perenes?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) .O Brasil possui quatro principais redes hidrográficas, que são: a bacia Amazônica, a bacia do rio São Francisco, a bacia do Tocantins Araguaia e a bacia Platina ou bacia do rio da Prata que é formada pela bacia do Paraná, bacia do Paraguai e bacia do Uruguai.
2)No Brasil, a predominância do clima úmido propicia uma rede hidrográfica naumerosa e formada por rios com grande volume de água. As bacias hidrográficas brasileiras são formadas a partir de três grandes divisores: Planalto Brasileiro. Planalto das Guianas.
3)A região Nordeste, por sua vez, é a que possui menos água, lembrando que esse recurso encontra-se mal distribuído também dentro da região, concentrando-se mais nas áreas litorâneas da Zona da Mata e também no Meio Norte.
4) Devido à natureza do relevo, no Brasil predominam os rios de planalto, que apresentam rupturas de declive, vales encaixados, entre outras características, que lhes conferem um alto potencial para a geração de energia elétrica.
5). Exorreica - Corresponde às bacias que escoam as águas dos rios em direção aos oceanos.
6)Rios perenes são aqueles em que há sempre água fluindo em seu leito, em contraste com os rios intermitentes, nos quais a água desaparece nos períodos de estiagem.
bons estudos.
1-Bacia Hidrográfica Amazônica
É considerada a maior bacia hidrográfica do planeta, responsável por drenar água de uma área de aproximadamente 7 milhões de quilômetros quadrados. No Brasil, ela compreende uma área de 3.870.000 km², apresentando grande potencial para geração de energia hidrelétrica, além de possuir características propícias para o transporte fluvial.
Bacia Hidrográfica do São Francisco
Importante meio de ligação entre as Regiões Nordeste e Sudeste, a bacia do São Francisco possui cerca de 640 mil quilômetros quadrados. Apresenta extensos trechos navegáveis, além de grande potencial hidrelétrico. O garimpo, a mineração, a irrigação e a poluição hídrica ameaçam a qualidade dos rios dessa região.
Bacia Hidrográfica do Tocantins-Araguaia
Com 967.059 quilômetros quadrados, essa é a maior bacia hidrográfica exclusivamente brasileira. Seu potencial energético é explorado, com destaque para a usina hidrelétrica de Tucuruí, no estado do Pará.
Bacia Hidrográfica do Paraná
A bacia do Paraná, presente no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, possui rios de planalto e encachoeirados, perfeitos para a instalação de hidrelétricas. Esse potencial é aproveitado pelas usinas de Ilha Solteira, Itaipu, Capivari, Engenheiro Sérgio Mota, Água Vermelha, etc.
2-A rede hidrográfica brasileira é constituída por rios navegados em corrente livre e por hidrovias geradas pela canalização de trechos de rios, além de extensos lagos isolados, criados pela construção de barragens para fins exclusivos de geração hidrelétrica.
Alguns dos rios da Amazônia e do Centro-Oeste foram melhorados pela dragagem de seus baixios, mas a maioria dos rios navegáveis destas regiões são naturais. Nas regiões Sudeste e Sul, vários rios foram canalizados, o que permitiu o aumento da capacidade de tráfego dessas hidrovias e da confiabilidade do transporte fluvial.
3-O sistema de distribuição é um conjunto de tubulações, conexões e bombas hidráulicas. Este sistema tem o objetivo final de distribuir a água desde a estação de tratamento até os ramais domiciliares. A NBR 12218 regulamenta os projetos de rede de distribuição para abastecimento público e afirma que a rede deve colocar água potável à disposição dos consumidores, de forma contínua, em quantidade e pressão recomendadas.
4-Já citamos as altitudes elevadas mas, além disso, existem características que distinguem os planaltos de acordo com os tipos de rochas que os compõem. Levando isso em conta, podemos classificá-los em três tipos básicos: basáltico, cristalino e sedimentar.
5-No planeta Terra existe uma grande quantidade de água, a maioria está nos oceanos, nos continentes o percentual é bem menor, os rios, por exemplo, correspondem a um percentual muito pequeno.
Os rios sempre foram fundamentais para a sociedade, desde os tempos mais primórdios, o Rio Nilo, por exemplo, garantiu por muito tempo o sustento de milhares de pessoas
6-Rios perenes são aqueles em que há sempre água fluindo em seu leito, em contraste com os rios intermitentes, nos quais a água desaparece nos períodos de estiagem. A maioria dos rios é perene, e os temporários estão em zonas de clima árido e clima semiárido, como nos desertos do Saara e Australiano ou no sertão nordestino do Brasil.