01. Quais são as características da Concorrência monopolista e do Oligopólio. Visto que o consumidor se favorece com as vantagens de preço e extra-preço qual destas duas estruturas de mercado é mais favorável para o consumidor? Explique.
02. Descreva pelo menos 04 hipóteses da concorrência perfeita.
03. Identifique (exemplificando) e descreva algumas barreiras impostas à entrada de novas empresas para concorrer no mercado encontradas nas estruturas de mercado oligopolistas e de monopólio.
04. Identifique as características do cartel, truste e holding.
Soluções para a tarefa
1) O oligopólio na prática é o mercado em que a oferta de um produto ou serviço, que possui vários compradores, é controlada por um pequeno grupo de vendedores.
No mercado monopolista, já que só existe uma unica organização ofertando o serviço, o preço de determinado bem ou serviço independe da elasticidade de demanda, tendo em vista que apenas um indivíduo produz determinado produto.
O consumidor não possui poder nesses mercados, geralmente esses mercados surgem com o auxilio do estado.
2) É impossível ocorrer no mundo real, mas elas poderiam ocorrer com empresas que só produzissem o que a sociedade precisa, nem mais, nem menos.
3) O tamanho dos oligopólios e monopólios, barreiras de preços, ações desleais dos grandes concorrentes, e ações do estado que impedem a entrada de novos concorrentes.
4) Preços fixos e similares entre os concorrentes (aliados), dificuldade para o surgimento de concorrência leal, violência de mercado.
Resposta:
1 As diferentes estruturas de mercado estão condicionadas por três variáveis principais: número de firmas produtoras no mercado; diferenciação do produto; existência de barreiras à entrada de novas empresas.
No mercado de bens e serviços, as formas e mercado, segundo essas três características, são as seguintes: concorrência perfeita, monopólio, concorrência monopolística (ou imperfeita) e oligopólio.
No mercado de fatores de produção, é definido as formas de mercado em concorrência perfeita, concorrência imperfeita, monopólio e oligopólio no fornecimento de insumos.
2 Hipóteses do modelo: Que refletem o funcionamento de um mercado completamente livre, sem barreiras e totalmente transparente.
Hipótese da homogeneidade: Todas as firmas oferecem produto semelhante, homogêneo. Não há diferenças de embalagem, qualidade nesse mercado;
Hipótese da racionalidade: Os empresários sempre maximizam lucro e os consumidores maximizam satisfação ou utilidade derivada do consumo de um bem, ou seja, os agentes agem racionalmente.
Transparência de mercado: consumidores e vendedores têm acesso a toda informação relevante, sem custos, isto é, conhecem os preços, a qualidade, os custos, as receitas e os lucros dos concorrentes.
3 As barreiras ao acesso de novas empresas nesse mercado podem ocorrer de três formas: monopólio puro ou natural (devido à alta escola de produção requerida, exige um levado montante de investimentos), proteção de patentes (direito único de produzir o bem); controle sobre o fornecimento de matérias primas chaves e tradição no mercado.
4 Os cartéis são grupos secretos de empresas que pertencem ao mesmo ramo estabelecem acordos entre si de forma a fixar os preços iguais aos seus produtos.
Os trustes são grupos formados por proprietários de grandes empresas se fundem – estes já detinham o controle da maior parte do mercado – tornando-se sócios de uma única grande empresa.
Os holdings surgiram no momento em que os grandes empresários, ao invés de montar suas próprias empresas e indústrias, passaram a comprar ações de empresas do mesmo ramo.