Filosofia, perguntado por Yllah, 1 ano atrás

01) Quais os limites/influencias que determinam a minha caverna?
02) O que posso fazer para ampliar/superar os limites da minha caverna?

Soluções para a tarefa

Respondido por CarolineElizabeth
2
Ele fala sobre um grupo de pessoas que vivem em cavernas, dos quais nunca saíram e conheciam apenas sombras nas paredes, que eram o reflexo de pessoas, animais e objetos.

Para eles, se por ventura alguém saísse da caverna, deparando-se com outro mundo, descobrindo outra realidade, quando retornasse para a caverna junto destas mentes escravizadas, ao sugerir outras respostas, apontar novos caminhos que não são os habituais, pode fazer com que estes sujeitos mergulhem em uma reflexão para dentro de si, abrindo seus olhares para o que os cercam.
Sendo capaz de gerar assim, um profundo impacto de realidade, de comparações, descobrindo  um infinito leque de possibilidades, de mudanças, que trabalhadas podem ser muito positivas no avanço do bem coletivo, ou seja, sempre uma melhoria para a sociedade, para todos.

Com tais explicações, o autor nos mostra que aquele que foi em busca do saber, se embriagou de conhecimento, possui um entendimento mais elevado e complexo do que muitos que por motivos vários (não saindo da caverna) não abriram sua mente para progredir, tornando assim o diálogo, as relações entre ambos conflituosas e desiguais.


Essa resposta criei para meu trabalho da faculdade, espero que tenha entendido.  :)


01) Quais os limites/influencias que determinam a minha caverna?
A sua caverna e a saída dela vai depender da sua vontade e determinação.
Se você buscar sempre o saber, buscar se atualizar, sairá da caverna com mais facilidade, estará mais informado e esperto.
Se você se acomodar com respostas prontas, tiver preguiça, será mais difícil para sair da caverna e explorar tudo que o mundo pode te oferecer.


02) O que posso fazer para ampliar/superar os limites da minha caverna?
Sempre ir em busca do saber, não se acomodar com respostas prontas, ser curioso, buscar sempre novos conhecimentos... Assim você saberá discutir, refletir, ter suas próprias opiniões.
Estudo nunca é de mais, nunca ouvimos alguém reclamar por ter estudado, por ter adquirido mais conhecimento, pois depois que se aprende coisas novas, não queremos voltar atrás, pois vemos como é bom ser mais sábio, mais capaz. 

Yllah: obrigado, ajudou muito!
CarolineElizabeth: que bom :)
Perguntas interessantes