01) Quais as duas figuras de linguagem presentes no texto a seguir?“O vento assobiava uma linda canção e eu concluí que minha vida é um mar de rosas.” * 1 ponto a) Hipérbole e metonímia. b) Personificação e metáfora. c) Metonímia e metáfora. 02) Quais as duas figuras de linguagem presentes no texto a seguir?“Ele possuía poucas cabeças de gados, e por isso morria de inveja do fazendeiro vizinho.” * 1 ponto a) Hipérbole e metáfora. b) Metáfora e personificação. c) Metonímia e hipérbole.
Soluções para a tarefa
resposta: 1 é B
2 é C
Explicação:
confia ;^;
01) As duas figuras de linguagem presentes neste texto “O vento assobiava uma linda canção e eu concluí que minha vida é um mar de rosas.” são personificação e metáfora. O item B, portanto, é o correto.
Personificação, também chamada de prosopopeia, é a figura de linguagem que concede características humanas a seres que não são humanos. No fragmento, é atribuída uma ação humana ("assobiar") a um se que não é humano ("o vento"). Trata-se, portanto, de personificação.
Metáfora é a figura de linguagem que indica uma comparação disfarçada, ou seja, é apresentada uma analogia sem a presença de um elemento comparativo . No fragmento, aparece comparação entre os termos "minha vida" e "mar de rosas".
02) As duas figuras de linguagem presentes no texto “Ele possuía poucas cabeças de gados, e por isso morria de inveja do fazendeiro vizinho.” são: metonímia e hipérbole.
Chamamos de hipérbole a figura de linguagem usada para indicar um exagero proposital. Isso pode ser visto no trecho "morrer de inveja". Ao fazer essa afirmação, o objetivo é enfatizar o sentimento de inveja.
Metonímia é a figura de linguagem usada para fazer uma substituição de um termo por outro com o qual tenha estreita relação. Existem vários tipos de metonímia. No fragmento citado no enunciado, "cabeças de gado" é uma metonímia, pois é feita uma substituição da parte ("cabeças de gado") pelo todo.
LINK PARA MAIS INFORMAÇÕES: https://brainly.com.br/tarefa/27691150
BONS ESTUDOS!
ESPERO TER AJUDADO!