01) Porque para Platão o conceito de verdade é aletheia, ou seja, um não-esquecido ou o relembrado? 02) Como Platão explica que algumas pessoas se interessem mais e outras menos pela busca da verdade? 03) È correto afirmar que para Platão conhecer é descobrir algo? Sim ou não porquê? 04)De que como o mito de Er se complementa ao mito da caverna?
ME AJUDEMMMM!!!!
Soluções para a tarefa
01) Porque Aletheia para Platão e para os antigos gregos, se refere ao não esquecimento da verdade comtemplada no mundo de Hades, onde as almas podiam perceber as ideias verdadeiras.
02) Platão separava as almas por seus interesses. Assim, as almas de pessoas que buscavam riquezas e prazeres materiais, bebiam muita água do rio Léthe, que significa esquecimento, enquanto que as almas que preferiam a sabedoria, bebiam pouca água do rio do esquecimento.
03) Não é correto. Para Platão, descobrir algo é relembrar, pois as almas já tiveram contato com as ideias perfeitas e precisam apenas recordar o que já sabem.
04) O mito de Er complementa o mito da caverna ao explicar porque somente alguns se dão conta de que estão presos e que existe uma realidade maior além da escuridão da caverna e das sombras que se veem nas paredes. Assim, aqueles que ousam sair da caverna, possuem a alma dos que beberam pouco das águas do rio do esquecimento.
A teoria da reminiscência em Platão
Platão distinguiu a realidade como formada por dois mundos distintos: o sensível, percebido pelos sentidos físicos e portanto, imperfeito e mutável; e o inteligível, percebido pela alma e portanto, perfeito e imutável.
E para Platão, os homens possuem corpo e alma distintos e portanto acessam realidades diferentes. Entretanto, nossa alma habitava no mundo das Ideias e quando encarnamos, podemos ou não, dependendo de nossas escolhas, acessar o mundo perfeito, apenas relembrando os conceitos contemplados.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre A teoria da reminiscência em Platão em: brainly.com.br/tarefa/1884632
#SPJ1