01 personagem que faça parte do folclore de outras culturas que não a brasileira.
R:
b) 04 personagens que faça parte do folclore da cultura brasileira.
R:
Os dizeres populares são frases passadas de geração a geração e presentes no cotidiano das pessoas e que expressam algum conhecimento.
a) Escreva 04 ditados populares mais conhecidos pela população brasileira.
R:
3º PASSO - Utilizadas principalmente na educação infantil, as brincadeiras folclóricas são excelentes ferramentas para trabalhar não apenas a criatividade e as capacidades cognitivas e de coordenação, mas também para transmitir as tradições populares de forma divertida. Movidas pela música e caracterizadas por figurinos típicos, as danças folclóricas trazem um pouco da identidade de cada região do país e tiveram sua origem a partir dos rituais religiosos e mágicos, como forma de agradecimento, homenagem ou saudação às forças espirituais. Cite:
a) 03 brincadeiras folclóricas:
b) 03 danças folclóricas:
4º PASSO - O Brasil é bastante diverso culturalmente e, por consequência, o folclore do país também. As lendas são parte importante das tradições folclóricas, e cada região brasileira possui histórias ou versões diferentes. Por ser um país bastante miscigenado, o Brasil possui uma ampla diversidade que se reflete não só nas características físicas de seu povo, mas também na sua cultura e em suas crenças. A região sudeste, por exemplo, possui lendas onde há influência da cultura africana e da cultura indígena. Além disso, também é possível notar que muitas das lendas têm cunho religioso. A região Centro-Oeste possui lendas que refletem a natureza local, como os grandes rios, as matas e a fauna. As lendas da região sul misturam as tradições indígena, africana, europeia e são usadas para explicar os costumes dos seres humanos e os comportamentos dos animais. As lendas da região norte são bastante influenciadas pela cultura indígena. Tal como as lendas de qualquer região do Brasil, elas são transmitidas de geração em geração, muitas vezes de forma oral. Cite 01 exemplo e explique uma lenda de cada região:
a) Região Sudeste:
b) Região Centro – Oeste:
c) Região Norte:
d) Região Nordeste:
e) Região Sul:
Soluções para a tarefa
Resposta:
01- a) lobo mau
b- Mula sem Cabeça, curupira, saci,Iara
02- a)"em briga de marido e mulher ninguém mete a colher" "água mole,água dura,tanto bate até que fura" "as aparencias enganam" "antes só do que mal acompanhado "
03-a)peteca,amarelinha e pião
b) samba,frevo, jongo
4-a) lenda da Missa dos Mortos teve origem no início do século XX, por volta do ano 1900, na cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais.
No local, havia uma igreja chamada Igreja de Nossa Senhora das Mercês de Cima, que era carinhosamente cuidada por um zelador de nome João Leite.
Diz-se que, certa vez, João foi acordado a meio da noite por barulhos que vinham da igreja. O zelador se dirigiu ao local temendo se tratar de um assalto. Ao chegar lá, em vez de encontrar ladrões, João Leite se deparou com a celebração de uma missa.
Quando o sacerdote levantou o rosto para dizer o Dominus Vobiscum (O Senhor esteja convosco), João reparou que seu rosto, na verdade, era uma caveira.
Ao observar melhor os fiéis, viu que também eles, que estavam vestidos com uma espécie de capa com capuz e tinham suas cabeças ligeiramente inclinadas para baixo, eram esqueletos vestidos.
Assustado, correu para uma porta que dava para um cemitério. João ficou ainda mais surpreso ao ver que essa porta, que estava sempre trancada, nesta noite estava totalmente aberta.
b) a Mãe-do-Ouro é um ser mítico que vive nas regiões das minas de ouro no coração do sertão brasileiro.
Ela é uma bela mulher que protege as jazidas do metal e tesouros escondidos, a fim de que eles não sejam encontrados por pessoas erradas. Também guarda as esposas maltratadas pelos seus maridos e qualquer um que sofra injustiça.
Conta-se que um negro escravizado, cujo senhor era malvado, chorou amargamente no dia que não achou nenhuma pepita de ouro. A Mãe-do-Ouro se compadeceu dele e acabou indicando um local onde ele poderia extrair uma grande quantidade do metal. Em troca, ele não poderia revelar onde havia encontrado aquela riqueza.
Ao levar o ouro para o senhor, este ficou encantado e imediatamente exigiu que o escravo contasse onde estava todo aquele metal. Como ele recusasse, o senhor mandou açoitá-lo e diante do castigo, o negro revelou onde estava a mina de ouro.
Ao chegar ali, os escravos se puseram a cavar o chão. No entanto, ouviu-se um grande estrondo que parecia um terremoto. Um deslizamento de terra matou a todos que estavam ali, inclusive o senhor malvado.
c) curupira (acho que todos conhecem né? )
curupira é o protetor das florestas. A figura mítica que tem cabelos vermelhos e pés para trás; essa particularidade confunde a cabeça de quem tenta segui-lo, porque revela a direção contrária de onde ele está indo, fazendo com que caçadores e pessoas dispostas a destruir a fauna e a flora se percam no meio da mata. No século XVI, o padre José de Anchieta já escrevia sobre o curupira, mas tratando-o como um ser demoníaco que assombrava os índios e sequestrava as crianças, devolvendo-as aos seus pais somente depois dos sete anos de idade.
d) Conta a lenda que o Saci é um menino negro, que pula de uma perna só, usa um cachimbo na boca e um gorro vermelho na cabeça. Ele é dito como muito travesso, responsável por coisas que dão errado por onde ele passa. Surge no meio de um redemoinho e a dica para afugentar o saci é jogar uma faca contra o redemoinho ou chamar o nome dele. A história surgiu no sul do Brasil e espalhou-se por diversas outras regiões do país. Entre as travessuras do Saci está o nó dado nas crinas dos cavalos durante a noite.
e) Boitatá é um termo tupi-guarani, usado para designar, em todo o Brasil, o fenômeno do fogo-fátuo, e deste derivando algumas entidades míticas,[1] das primeiras registradas no país.[2]
Explicação:
espero ter ajudado ✨