01. Os óleos essenciais são empregados e explorados há cerca de 3.500 anos pela humanidade. Com ampla utilização, principalmente na perfumaria e cosméticos, tais substâncias encontram também significativa aplicabilidade na indústria alimentícia por contribuir no reforço ou na melhora da qualidade sensorial dos alimentos. De forma geral, os óleos essenciais são constituídos majoritariamente por terpenos ou seus derivados. Tais substâncias constituem-se como um extenso grupo de moléculas orgânicas produzidas como metabólitos secundários- principalmente em plantas - para evitar injúrias promovidas por agentes externos. O zingibereno (Figura 1) é um sesquiterpeno encontrado no óleo essencial do gengibre. Tem como propriedades medicinais combater às dores de garganta, rouquidão, tosse, gripes, resfriados, enjoo e náuseas (Química Nova na escola, Vol. 39, N° 2, p. 120-130, MAIO 2017). O zingibereno apresenta isomeria: *
1 ponto

Figura 1 - Zingibereno
a) de cadeia.
b) de posição.
c) geométrica cis-trans.
d) óptica.
02. Para determinar a importância do estudo da isomeria nas propriedades das substâncias químicas, realizou-se um experimento durante as aulas ministradas , que envolveu a confecção de dois sachês, um recheado com cascas de limão e outro com cascas de laranja. Os sachês foram levados para sala de aula com o objetivo de incentivar os alunos a sentirem o cheiro e identificar a origem do aroma. No quadro branco foram mostradas as fórmulas estruturais planas dos compostos responsáveis pelos aromas, o d-limoneno que é responsável pelo cheiro de laranja e o l-limoneno, pelo cheiro do limão (Figura 2). Assinale a alternativa que contém o tipo de isomeria desses compostos: *
1 ponto

Figura 2: d- Limoneno e l-Limoneno
a) de função.
b) de compensação ou metameria.
c) óptica.
d) geométrica cis-trans.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- D
2- C
Explicação:
Acertei no classroom
Com relação à isomeria de compostos orgânicos, estão corretas as alternativas:
1 - d) ótica
2 - c) ótica
1) O zingibereno (Figura 1) encontrado no óleo essencial do gengibre. apresenta isomeria: d) ótica.
Toda substância que apresenta um carbono assimétrico (carbono com quatro ligantes diferentes) é classificada como um isômero ótico, ou seja, tem dois isômeros espaciais.
2) O tipo de isomeria encontrada nos compostos d-limoneno e l-limoneno é a isomeria c) óptica.
As letras "d-" e "l-" posicionadas antes da palavra "limoneno" significam, respectivamente, dextrógiro e levógiro. Eles são isômeros espaciais que representam a isomeria ótica, ou seja, apresentam um carbono assimétrico.
O dextrógero é uma substâncias que desvia a luz plano-polarizada para a direita. Já o levógiro é uma substância que desvia a luz plano-polarizada para a esquerda.
Deixei indicado (com a cor vermelha) no anexo quais são os carbonos assimétricos nas moléculas apresentadas, o que possibilita a ocorrência da isomeria ótica.
Espero ter ajudado!