01. Onde o Império Asteca se desenvolveu?
02. Os astecas possuíam conhecimentos bem avançados na área da engenharia. Entre
os monumentos construídos por esse povo, se destacam as pirâmides. Tais pirâmides
eram construídas com qual finalidade?
03. O que eram as “chinampas”? Por que os astecas passaram a construir as chinampas?
04. De que forma os astecas registravam as informações relacionadas a esse Império?
05. Os astecas também se destacavam em áreas como a Matemática. Eles construíam
calendários para contar o tempo. Como funcionava esse calendário? Por que ele era tão
útil para os astecas?
06. Como funcionava a religiosidade asteca?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- Os astecas se desenvolveram na região da Mesoamérica (ATUAL MÉXICO).
2- No Império Asteca, as pirâmides eram templos com altares onde eram realizadas cerimônias religiosas, sacrifícios humanos especialmente...
3- As chinampas, ou canteiros flutuantes, eram uma forma de agricultura que o Império Asteca desenvolveu para poder praticar a agricultura em regiões alagadas. Por meio destas técnicas conseguiam produzir comida em quantidades absurdamente altas, sendo, guardadas as proporções, comparativamente mais produtivos que a agricultura europeia, que não tinha técnicas do mesmo tipo para o cultivo em regiões inundadas.
4- Os astecas registravam os acontecimentos mais importantes em livros feitos de papel preparados com folhas de sisal. Estes livros eram enrolados como pergaminhos ou dobrados como mapas.
5- O calendário asteca é um calendário que consiste em dois sistemas de contagem do tempo independentes, apesar de haver alguma relação entre si. O xiuhpohualli é um calendário solar civil, que era utilizado para fins agrícolas. Contando com 365 dias, a sua distribuição é feita em 18 meses de 20 dias, o que totaliza 360. Os 5 dias restantes, conhecidos como nemontemi, que significa dias vazios, eram considerados “dias maus”, motivo pelo qual eram excluídos da contagem de dias, quando as pessoas deixavam todas as suas atividades e faziam jejum. O Tonalpohualli, Utilizado nas previsões, ele contava com 260 dias. tem sido chamado de um calendário sagrado, pois seu principal objetivo é o de um instrumento divinatório. Ele divide os dias e rituais entre os deuses. Para a mente asteca isso é extremamente importante. Sem ela, o mundo em breve chegará ao fim.Cada dia (tonalli) combina um número e um símbolo dedicados a um deus
6- A religião asteca assumia um caráter politeísta, onde animais e elementos da natureza eram predominantes. Muitos dos deuses eram animas que representavam algum elemento da natureza. Os templos religiosos dos astecas eram bastante complexos e marcava uma determinada contagem do tempo. A construção de suas pirâmides era realizada a partir de um conjunto de blocos de pedra que sofria alterações a cada cinqüenta e dois anos. Cada reforma simbolizava o agradecimento do povo aos deuses que conservaram a existência do mundo.
ESPERO TER AJUDADO, BOA ATIVIDADE!