01). O que foi o Poder Moderador instituído na Constituição de 1824?
2). A unidade territorial brasileira foi posta à prova no Período Regencial com revoltas armadas, tais como:
3). O Segundo Reinado iniciou-se em 1840, por meio do:
4). O Segundo Reinado teve como destaque na economia brasileira a:
5). O Brasil Império chega ao fim quando:
6) Qual era o principal produto da economia brasileira no período Imperial (1822 a 1889) e qual a mão de obra utilizada para essa produção? No Brasil atual ainda existem marcas da escravidão? Explique.
me ajudem pfv
Soluções para a tarefa
Resposta:
1)Constituição (1824), art. 151 e 163). A Constituição, ao estabelecer o Poder Moderador conferiu ao imperador um importante instrumento que lhe permitia intervir em caso de conflitos interinstitucionais, assegurando sua preponderância sobre os demais poderes.
2) (PUC-PR) A unidade territorial brasileira foi posta à prova no Período Regencial com revoltas armadas, tais como: Balaiada, Revolução Praieira, Revolta da Cisplatina. Guerra dos Farrapos, Balaiada, Sabinada. Revolução Praieira, Confederação do Equador, Sabinada.
3)O Segundo Reinado iniciou-se em 1840 por meio do Golpe da Maioridade e ficou marcado por inúmeras transformações. Encerrou-se em 1889 com a Proclamação da República. ... O Segundo Reinado é o período da história brasileira em que o país foi governado por D. Pedro II.
4)Em termos econômicos, o grande destaque vai para a economia cafeeira, que se consolidou durante o Segundo Reinado como o principal meio de produção da economia brasileira. As zonas produtoras de café do Brasil nesse período foram três: Vale do Paraíba (RJ/SP), Oeste Paulista (SP) e Zona da Mata (MG).
5)Assim, em 15 de novembro de 1889, o marechal Deodoro da Fonseca depôs a monarquia e proclamou a república no Brasil, colocando fim ao período imperial. Durante a formação do Brasil Império, uma série de símbolos foram construídos com o objetivo de criar uma identidade nacional.
6)O café foi o principal produto de exportação da economia brasileira durante o século XIX e o início do século XX, garantindo as divisas necessárias à sustentação do Império do Brasil e também da República Velha.Apesar de ilegal, o trabalho escravo não está extinto. Mais de 36 mil pessoas foram resgatadas dessa situação nos últimos 15 anos no Brasil. ... Mostra disso são os mais de 36 mil trabalhadores resgatados em situação análoga à de escravo desde 1995, segundo dados do Ministério do Trabalho.
Espero ter ajudado