História, perguntado por suawaifuhntai, 7 meses atrás

01) O que foi o Ciclo da Borracha? *
02) Qual foi o maior centro comercial do Ciclo da Borracha? E o que provocou na região? *

Esta pergunta é obrigatória
03) Quais cidades e estados da Amazônia foram beneficiados pelo movimento do Ciclo da Borracha? *
04) Como foi formado o Território Federal do Acre? *
05) Em que período ocorreu o auge do Ciclo da Borracha? *
06) Quais as razões principais que fizeram com que a borracha natural se tornasse valorizada no comércio mundial. *
07) Por que muitas pessoas de fora começaram a vir ao Brasil, em especial, a Amazônia, no período do Ciclo da Borracha? *
08) Cite exemplos de mudanças que ocorreram nas grandes cidades da Amazônia, durante o Ciclo da Borracha? *
09) Como se deu o processo de urbanização e modernização na região Norte do Brasil? *
10) Qual a contribuição do fluxo migratório do Nordeste para a Amazônia, durante o Ciclo da Borracha? *
11) Como ocorreu a biopirataria das sementes de seringueira da Amazônia? E qual foi a consequência para a economia da borracha na região? *
12) Por que a seringueira não foi inserida como monocultura na Amazônia brasileira, como ocorreu no sudeste da Ásia? *
13) Qual o estado brasileiro maior produtor de borracha natural, atualmente? E como é obtido esse produto? *
14) O que é Vulcanização? Quem inventou? E quando foi elaborado o processo de vulcanização? *
15) Quais as vantagens do método de vulcanização para a melhor qualidade da borracha? *​

Soluções para a tarefa

Respondido por otakubaka72
4

1) O Ciclo da Borracha foi uma época importante para a história econômica e social do Brasil. O período está relacionado com a extração da matéria-prima - o látex, da seringueira (árvore-da-borracha) e também com a comercialização do produto – a borracha.

2) O maior centro comercial do ciclo da borracha foi a região da Amazônia e todo o processo provocou a expansão da colonização, atraindo riquezas, além de reformas arquitetônicas, culturais e sociais.

3) Todo esse movimento deu um grande impulso no desenvolvimento das cidades de Belém, Manaus e Porto Velho, capitais e maiores centros comerciais de seus respectivos estados, estado do Pará, do Amazonas e de Rondônia, todos localizados na região Norte do país.

4) Nessa mesma época, foi formado o Território Federal do Acre, o estado do Acre atualmente. A área desse estado foi obtida da Bolívia, através da compra com valor de cerca de dois milhões de libras esterlinas, no ano de 1903.

5) De fato, ocorreram na região central da floresta amazônica, entre os anos de 1879 e 1912, revigorando-se por pouco tempo entre 1942 e 1945.

6) A Revolução Industrial e o desenvolvimento tecnológico foram as razões principais que fizeram com que a borracha natural que até então era um produto exclusivo da região amazônica, se tornasse algo muito procurado e valorizado, que gerava muitos lucros e dividendos para quem investisse nesse comércio.

7) Fim do século XIX – Inicia-se o ciclo da exploração da borracha brasileira na Amazônia, motivado pela Revolução Industrial, as fábricas inglesas importam a matéria prima em grandes quantidades. Entre 1870 e 1900, aproximadamente 300 mil nordestinos migraram para a região para trabalharem nos seringais.

8) Neste período, conhecido como “Belle Époque Amazônica” que vai de 1890 a 1920, cidades como Manaus, Porto Velho e Belém, tornaram-se as capitais brasileiras mais desenvolvidas, com eletricidade, sistema de água encanada e esgotos, museus e cinemas, construídos sob influência europeia.

9) Na região Norte, a urbanização ocorreu, de fato, somente na década de 1990. Segundo o Censo 2010, realizado pelo IBGE, 84,4% da população brasileira reside no meio urbano. Em relação ao ano de 2000, houve um aumento de 3,2% nessa taxa. A região Sudeste é a mais urbanizada do Brasil, com um grau de urbanização de 92,9%.

10) Em conjunto com esses acontecimentos, aconteceu o fluxo migratório da região Nordeste do Brasil, fazendo com que houvesse também, um aumento rápido da população regional, o que mudou a configuração das relações pessoais e do espaço como um todo.

11) Antes do início do ciclo da borracha, houve um fato que acabou determinando o seu futuro declínio. No ano de 1877, foram roubadas e contrabandeadas para a Inglaterra, mais de 70 mil sementes de seringueira do estado do Pará, configurando um caso típico de biopirataria.

As sementes que foram roubadas, foram plantadas na Ásia e a partir do ano de 1910 começaram a produzir e dar frutos, literalmente. Com isso, os custos relacionados com a exportação brasileira, teve uma baixa significativa. O mercado mundial da borracha teve a integração de empresas inglesas e holandesas.

12) Isso não aconteceu na Floresta Amazônica por causa de sua densidade e pelos problemas referentes a laterização (intemperismo químico) dos solos. A produtividade brasileira era pequena comparando com a produção dos asiáticos, perdeu na concorrência.

13) No Brasil, o estado de São Paulo é o maior produtor de borracha natural, atualmente.

O produto da borracha é obtido através de uma simples coagulação da matéria-prima, chamada de látex, extraído das seringueiras. No princípio do ciclo da borracha, esse produto não tinha uma qualidade muito boa.

14) A partir da segunda metade do século XIX, o cientista e inventor estadunidense Charles Goodyear (1800 – 1860) elaborou a vulcanização, um processo capaz de eliminar todas as propriedades ruins e indesejáveis.

A vulcanização foi um método criado no ano de 1839 e consiste na aplicação de calor e pressão em uma composição de borracha. Esse método é responsável por dar forma e propriedades para o produto final. Trata-se da modificação da borracha natural obtida por sua combinação com o enxofre. Isso lhe atribui elasticidade, maior força e resistência a temperatura tanto alta quanto baixa.

15) A vulcanização é um dos métodos, senão o mais importante, de cura da borracha. Esse processo garante à borracha propriedades excelentes, assim como DPC (Deformação Permanente por Compressão) muito baixa e elasticidade.

Perguntas interessantes