Biologia, perguntado por jose900, 1 ano atrás

01) O perigo nuclear gerado pelo terremoto e pelo tsunami de 11 de março nas usinas do Japão relançou com força, em todo o mundo, a discussão sobre a segurança desse tipo de energia. As questões de segurança têm imposto sucessivos altos e baixos à indústria nuclear. Houve um pico de construção de usinas em 1974 e em 1979 ocorreu o acidente de Three Mile Island. Só em 1985 o setor voltou a expandir, mas em 1986 ocorreu o acidente de Chernobyl. Houve nova queda e em 2006 o número de reatores em operação no mundo chegava a 443, com possibilidades de expansão que agora serão reavaliadas em decorrência do acidente de Fukushima. A sucessão de acidentes mostra que há riscos consideráveis na tecnologia nuclear. A lição nuclear do Japão (adaptado). Planeta, abril de 2011, edição 463.

Sobre o tema é correto afirmar, exceto:

a) Há a formação de radicais livres nas células submetidas à radiação ionizante, o que pode desencadear o crescimento de células neoplásicas, que resultam em câncer.
b) Os efeitos da radiação ionizante estão ligados à ativação de reações químicas, sendo as mais danosas as que envolvem moléculas de DNA, enzimas e lipídios componentes de membranas celulares.
c) A radiação UV, a radiação ionizante que provém de raios cósmicos e a emitida por elementos radioativos como rádio, plutônio, urânio e radônio, os raios X usados na medicina são capazes de provocar alterações químicas no DNA.
d) Os tecidos mais suscetíveis à radiação ionizante são o muscular e o nervoso, devido às suas características e sensibilidade à radiação.

Soluções para a tarefa

Respondido por zaminha1999p021gj
2
acredito q seja letra D, pois o tecido  muscular e o nervoso, são os tecidos menos suscetíveis a radiação.


Perguntas interessantes