01 – O número atômico indica a carga positiva do núcleo de um elemento, estando diretamente relacionado com a sua natureza. Ainda, o átomo pode ser dito neutro quando possuir um número de elétrons equivalente ao seu número atômico. Estes elétrons estão dispostos na eletrosfera em diferentes níveis e subníveis energéticos.
(BIGATÃO, D.M.M.M. Química Geral e Inorgânica. Unidade I, Maringá-PR.: Unicesumar, 2019.)
Considerando as características dos átomos, bem como os conceitos de distribuição eletrônica, ligações químicas e solubilidade, responda os itens a seguir:
a) Realize a distribuição eletrônica do átomo neutro de sódio (Na). Quantos elétrons ele possui na camada de valência?
b) Faça a distribuição eletrônica do átomo neutro de cloro (Cl). Quantos elétrons ele possui na camada de valência?
c) Com base nos resultados dos itens a e b, qual você espera que seja o composto formado por estes elementos? Qual o tipo de ligação que ocorre entre eles?
d) O composto formado é pertencente a uma função química inorgânica. Qual é esta função inorgânica?
e) Ao trabalhar com sais, frequentemente devemos estar atentos à sua solubilidade, a qual pode variar consideravelmente com a temperatura. Considere a curva de solubilidade (para um sal hipotético) a seguir. Se 1 litro de uma solução saturada deste sal (em água) a 90°C é diluído até 5 litros, qual a concentração final da solução em g/L?
Soluções para a tarefa
a) O sódio possui um elétron na última camada.
O sódio possui número atômico igual a 11, logo, em seu estado neutro também terá 11 elétrons. Sua distribuição eletrônica será:
Na (Z = 11):
b) O cloro possui sete elétrons na última camada.
O cloro possui número atômico igual a 17, logo, em seu estado neutro também terá 17 elétrons. Sua distribuição eletrônica será:
Cl (Z = 17):
c) Irá se formar o NaCl através de Ligação iônica.
Na busca da estabilidade pela Teoria do Octeto, o sódio irá perder seu único elétron da camada de valência e formará o cátion 1+, enquanto que o cloro irá ganhar um elétron, formando o ânion 1-.
Assim, irão se ligar por ligação iônica formando o cloreto de sódio.
d) O composto é um sal.
O cloreto de sódio é formada através da reação de um ácido (ácido clorídrico) e uma base (hidróxido de sódio). Logo é classificado como um sal.
e) A concentração da solução final será de 400 g/L.
Vemos que pelo gráfico que a 90ºC, a solubilidade do sal é de 200 g a cada 100 mL de água. Como ela está saturada e temos 1 L de solução, temos uma concentração inicial de 2.000 g/L.
Ao diluir para 5 L, a nova concentração será:
Ci . Vi = Cf . Vf
2.000 . 1 = Cf . 5
Cf = 400 g/L
Espero ter ajudado!