Química, perguntado por Megalodoninsano, 10 meses atrás

01. O gás do riso, ou hilariante, produz uma suave depressão numa região do cérebro relacionada aos sentimentos e à autocensura. Ao inalá-lo, a pessoa entra num estado de relaxamento e felicidade, podendo mesmo rir à toa. Pode ser obtido a partir da decomposição térmica do nitrato de amônio à 190°C e liberando calor ao meio, conforme reação 1. Esta reação não é uma reação direta e ocorre segundo as etapas I, II e III. Determine e assinale a alternativa correta que contém o valor da quantidade de energia, kJ, liberada na obtenção do gás hilariante. * 1 ponto a) + 74,6. b) – 48,6 c) – 36,8. d) + 68, 9.

Anexos:

mateushenrique9791: 1) D
mateushenrique9791: 2)D
gabrielbarbosade1234: (1C 2D) essa que eu fiz tá certo (1D é errado)
yzayuriemunhoz: 1) – 36,8.
yzayuriemunhoz: 2) III e V.

Soluções para a tarefa

Respondido por LouiseSG
30

Resposta: c) – 36,8.

A Lei de Hess diz que:

Em uma reação química, a variação da entalpia é sempre a mesma, quer ela ocorra em uma única etapa ou em várias. A variação da entalpia depende somente dos estados inicial e final.

Para montar as equações e aplicar a Lei de Hess, podemos fazer algumas alterações:

1°) as equações intermediárias devem estar de acordo com a reação global. Assim precisamos arranjar as equações na ordem que reagem ou são produzidas. Caso seja necessário inverter a reação, troca-se o sinal da ΔH;

2°) acertar os coeficientes também de acordo com a reação global. Se a equação for multiplicada, a ΔH também deve ser multiplicada pelo mesmo número.

3°) realizar o somatório para montar a reação global;

4°) somar os valores das ΔH das equações intermediárias para achar a ΔH da reação global.

Ao observar as reações dadas, notamos que não será necessário realizar nenhum ajuste nas equações químicas, assim, somando os valores das ΔH das equações intermediárias para achar a ΔH da reação global, temos:

ΔH = 81,5 - 483,2 + 364,9

ΔH = -36,8 kJ

Respondido por lucelialuisa
1

Há a liberação de 36,8 kJ de energia (Alternativa C).

Segundo a Lei de Hess, a entalpia de uma reação química é a mesma, independente se ela ocorre em uma ou mais etapas. Assim, para calculo da variação de entalpia podemos usar a equação química global.

A variação de entalpia de uma reação é dada pela entalpia dos produtos menos a entalpia dos reagentes, como podemos escrever a seguir:

ΔH = HProdutos – HReagentes

Nesse caso, temos que o gás hilariante e a água são nossos produtos e nitrato de amônio é nosso reagente, logo, para usar sua entalpia de formação fornecida, basta coloca-lo com valor contrário, uma vez que ele esta sendo consumido. Assim, temos que:

ΔH = (-483,2 + 81,5) - (-364,9)

ΔH = -401,7 + 364,9

ΔH = -36,8 kJ

Para saber mais:

https://brainly.com.br/tarefa/2915440

Espero ter ajudado!

Anexos:
Perguntas interessantes