01)Ó cores virtuais que jazeis subterrâneas,-Fulgurações azuis, vermelhos de hemoptise,Represados clarões, cromáticas vesânias -,No limbo onde esperais a luz que vos batize,As pálpebras cerrai, ansiosas não veleis.Abortos que pendeis as frontes cor de cidra,Tão graves de cismar, nos bocais dos museus,E escutando o correr da água na clepsidra,Vagamente sorris, resignados e ateus,Cessai de cogitar, o abismo não sondeis.Gemebundo arrulhar dos sonhos não sonhados,Que toda a noite errais, doces almas penando,E as asas lacerais na aresta dos telhados,E no vento expirais em um queixume brando,Adormecei. Não suspireis. Não respireis.Em qual escola literária se encaixa o poema? Aponte as principais características e justifique por meio do poema.02) Tendo em vista as características que nortearam essa estética literária, leia atentamente o poema que segue, identifique em qual escola literária está inserido e depois o analise, procurando evidenciar tais pressupostos por meio de exemplos extraídos do próprio poema:Vaso ChinêsEstranho mimo aquele vaso! Vi-o,Casualmente, uma vez, de um perfumadoContador sobre o mármor luzidio,Entre um leque e o começo de um bordado.Fino artista chinês, enamorado,Nele pusera o coração doentioEm rubras flores de um sutil lavrado,Na tinta ardente, de um calor sombrio.Mas, talvez por contraste à desventura,Quem o sabe?... de um velho mandarimTambém lá estava a singular figura.Que arte em pintá-la! A gente acaso vendo-a,Sentia um não sei quê com aquele chimDe olhos cortados à feição de amêndoa.Alberto de Oliveira3)"Inania Verba...........................................................................................O pensamento ferve, e é um turbilhão de lava:A Forma, fria e espessa, é um sepulcro de neve...E a Palavra pesada abafa a Idéia leve,Que, perfume e clarão, refulgia e voava.Quem o molde achará para a expressão de tudo?Ai! Quem há de dizer as ânsias infinitasDo sonho? E o céu que foge à mão que se levanta?........................................................................................."(Olavo Bilac, POESIAS)Analise a assertiva abaixo e justifique se é verdadeira ou falsa.“O tema básico das estrofes é o amor irrealizado, que causa sofrimentos ao poeta”.04)A E I O UManhã de primavera. Quem não pensaEm doce amor, e quem não amará?Começa a vida. A luz do céu é imensa...A adolescência é toda sonhos. A.O luar erra nas almas. ContinuaO mesmo sonho de oiro, a mesma fé.Olhos que vemos sob a luz da lua...A mocidade é toda lírios. E.Descamba o sol nas púrpuras do ocaso.As rosas morrem. Como é triste aqui!O fado incerto, os vendavais do acaso...Marulha o pranto pelas faces. I.A noite tomba. O outono chega. As floresPenderam murchas. Tudo, tudo é pó.Não mais beijos de amor, não mais amores...Ó sons de sinos a finados! O.Abre-se a cova. Lutulenta e lenta,A morte vem. Consoladora és tu!Sudários rotos na mansão poeirenta...Crânios e tíbias de defunto. U.O poema procura caracterizaras etapas da vida humana por meio de impressões e sensações. Acada etapa corresponde uma vogal. Por que este procedimento pode ser considerado típico do Simbolismo?05)Discorra sobre o contexto histórico do Simbolismo e como apresentou ampla influência na sua poesia.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Não tenho certeza se as respostas estão corretas, malz. Não me responsabilizo por notas inferiores a B (rsrsrs).
Explicação:
1 - O poema é simbolista. É possível perceber isso por conta de algumas características relacionadas a essa escola literária presentes no poema, como o espaçamento constante entre linhas, a metrificação irregular (estrofes com 4-1-4-1-4-1 versos, uma métrica incomum) e o uso de figuras lúgubres/macabras.
2 - O poema é parnasianista. Isto é perceptível pelo fato de que este se apresenta na forma de um soneto (métrica mais comum nesta escola literária) e pela linguagem utilizada no poema (mais formal/culta).
3 - Acredito que a assertiva seja verdadeira. Diria isso porque, aparentemente, o eu lírico sente falta de alguém capaz de representar "a expressão de tudo".
4 - Dá pra considerar isso como um aspecto típico do Simbolismo porque este movimento tem como principal "objeto de estudo" a alma humana, portanto ele acaba explorando tais sensações e impressões. Além disso, a sinestesia (figura de linguagem que descreve aromas, cores e sons) é frequentemente utilizada em poemas simbolistas.
5 - O Simbolismo surgiu no fim do século XIX, na Europa. Ou seja, enquanto ocorriam diversos avanços científicos e os bens materiais eram cada vez mais valorizados por conta da ascensão e do estabelecimento do pensamento burguês na sociedade. Assim, é possível dizer que o Simbolismo surgiu como uma forma de expressar ideias contrárias às mais influentes na época.