01.O Conto “O cavalo imaginário”, de Moacyr Scliar, começa com a apresentação de
um grupo de amigos.
a) Como é possível perceber que o narrador é um personagem da história?
b) O narrador é o personagem principal? Explique sua resposta.
c) Que característica do narrador e dos amigos dele é destacada no início da história?
d) Essa característica é importante para a compreensão do que será narrado na
sequência? Por quê?
e) A narrativa se passa em uma pequena cidade do interior. Que elementos do texto são típicos de lugares como esse?
02. Francisco interagia com o narrador e seus amigos. Segundo a narrativa, o garoto era, de fato, aceito pelo grupo? Por quê?
Soluções para a tarefa
Todos nós frequentávamos o mesmo colégio, naquela pequena cidade do interior. Um colégio privado, e muito caro, o que, para nossos pais, não chegava a ser problema: éramos, meus amigos e eu, filhos de fazendeiros. Nossos pais tinham grandes propriedades. E tinham muito dinheiro. Nada nos faltava. Andávamos sempre muito bem-vestidos, comprávamos o que fosse necessário para o colégio e gastávamos bastante no b@r da escola.
a) pelo começo dá para perceber pela frase: "nós todos frequentávamos o mesmo colégio" o narrador se inclui no meio dos outros personagens, percebe-se que ele está narrando uma história dele com seus amigos/companheiros de colégio.
b) ele e os amigos deles. pelo que aparenta eles e suas histórias que os ocorreu, são os assuntos principais retratados no conto.
c) jovens com uma boa vida, sem que lhes faltassem nada, "filhos de fazendeiros" .
d) sim, para que o leitor entenda melhor a história retratada e para não haver "furos" no conto.
e) cavalos, algo típico na vida do interior, cavalgar é um "esporte" divertido para se fazer em uma fazenda, cavalgar ao ar livre e sentir o vento contagiante batendo em seu rosto! literalmente algo maravilhoso!