01- O CHAMADO RACISMO CIENTÍFICO E A TESE DA EUGENIA NO BRASIL TEVE INFLUÊNCIA DO FRANCÊS ARTHUR DE GOBINEAU(1816-1882) E DO MÉDICO ITALIANO CESARE LOMBROSO, QUAIS AS LINHAS DE PENSAMENTO DESSES DOIS REPRESENTANTES/
02- QUAIS FORAM OS MOVIMENTOS QUE TENTARAM ACABAR COM A IDEOLOGIA RACIAL NO BRASIL NO SÉCULO XIX? SEUS ANSEIOS TIVERAM AVANÇOS? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.
Soluções para a tarefa
1 - Cesare Lombroso refletiu que as alterações estruturais do cérebro desencadeavam comportamentos violentos. Esse tipo de ideia, se encaixa na perspectiva evolutiva, onde essas características colocam o criminoso com um retrocesso evolutivo em relação as pessoas não criminosas. Uma perspectiva errônea.
2 - Podemos citar inicialmente Florestan Fernandes, que entendeu o ideal da miscigenação como um mecanismo de absorção do mestiço, ou seja, ele dialoga sobre o essencial, no funcionamento desses mecanismos, que não é nem a ascensão social nem a igualdade racial, mas, ao contrário, a hegemonia da raça dominante.
Outro pesquisador que combateu a ideologia racial, foi Gilberto Freyre em Casa Grande & Senzala, dialoga com o fato condicionado ao negro brasileiro, ou seja, a introdução de uma ideologia de culpa, imposta aos negros e seus descendentes como os únicos culpados por seu baixo nível social e econômico.