01 - O adjunto adverbial é um termo acessório da oração cuja função é modificar um verbo, um adjetivo ou um advérbio, indicando uma circunstância: tempo, lugar, modo, intensidade, etc. O adjunto adverbial pode ser representado por um advérbio, por uma locução adverbial ou por uma oração subordinada adverbial. Pode aparecer no início, no meio ou no fim das frases, sendo separado por vírgulas em algumas situações. Na frase “O vento estava muito forte, por isso o balão vermelho caiu longe.”, os adjuntos adverbiais presentes são: *
1 ponto
a) “forte” e “vermelho”
b) “vento” e “balão”
c) “estava” e “caiu”
d) “muito” e “longe”
02 – Adjunto adnominal é o termo acessório da oração que tem a função de caracterizar ou determinar um substantivo. Isso pode ser feito através de artigos, adjetivos e outros elementos que desempenhem a função adjetiva. Na frase “As melhores receitas foram deixadas pelos nossos avós.”, os adjuntos adnominais presentes são: *
1 ponto
a) “receitas” e “avós”
b) “foram” e “deixadas”
c) “As” e “melhores”
d) “pelos” e “nossos”
Soluções para a tarefa
01 - Na frase “O vento estava muito forte, por isso o balão vermelho caiu longe.”, os adjuntos adverbiais presentes são:
D) “muito” e “longe”
> "Muito" se liga ao adjetivo "forte", intensificando seu sentido. Logo, é advérbio de intensidade. "Longe" se liga ao verbo "caiu", indicando o lugar onde ocorre essa ação. Então, é advérbio de lugar.
02 – Na frase “As melhores receitas foram deixadas pelos nossos avós.”, os adjuntos adnominais presentes são:
C) “As” e “melhores”
> "As" é artigo definido que restringe o sentido do substantivo "receitas". "Melhores" é adjetivo que caracteriza o substantivo "receitas".
Os adjuntos adnominais sempre aparecem associados a um substantivo, determinando-o, caracterizando-o ou restringindo seu sentido.
1) Na frase “O vento estava muito forte, por isso o balão vermelho caiu longe.”, os adjuntos adverbiais presentes estão colocados na letra D) "muito" e "longe".
2) Na frase “As melhores receitas foram deixadas pelos nossos avós.”, os adjuntos adnominais presentes estão colocados na letra C) “As” e “melhores”.
1) Os adjuntos adverbiais são os responsáveis por indicar uma circunstância (de lugar, de tempo, de modo, etc) por meio da definição de uma frase ou de um verbo, ou pode intensificar um verbo, um adjetivo ou um advérbio.
Na frase em questão, os adjuntos adverbiais são as palavras "muito" e "longe", que indicam intensidade. As palavras são utilizadas para significar um aumento, uma adição, ou seja, representam a ideia de maior quantidade, de algo intenso. Assim sendo, são caracterizados como advérbios de intensidade.
2) Adjunto adnominal é um termo que serve para ligar a oração, determinando o significado de um substantivo através de artigos, pronomes, numerais, adjetivos, entre outros.
É importante se atentar ao fato de que eles se diferem dos complementos nominais, que apenas completam o sentido de um nome, seja ele um substantivo, advérbio ou adjetivo.
No caso em questão, os adjuntos adnominais são "as" e "melhores". A primeira palavra se refere a um artigo definido, enquanto a segunda diz respeito a um adjetivo, e as duas são adjuntos adnominais do substantivo "receita".
Leia sobre questões relacionadas em:
https://brainly.com.br/tarefa/29079437
https://brainly.com.br/tarefa/14056847