História, perguntado por olgaketyy, 9 meses atrás

01-No brasil como eram as condições de trabalho na primeira república e quais eram as principais reivindicações dos trabalhadores?

02-as mulheres também participaram do movimento operário? Justifique

03-qual era o principal objetivo dos artistas que participaram da semana de arte moderna de 1922?

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
340

1. As condições de trabalho na Primeira República eram precárias, de modo que a maior parte desse trabalho era realizado nas lavouras por todo o país, principalmente as de café, mas também em outras, tal como o algodão e as de alimentos.

Os trabalhadores desejavam direitos e melhores condições de trabalho.

2. Sim, as mulheres também participaram do movimento operário, a exemplo da greve das cigarreiras em 1903.

3. O principal objetivo dos artistas que participaram da semana de arte moderna de 1922 era o de construir uma arte genuinamente brasileira, eliminando os estrangeirismos.

Abraços!

Respondido por felipeedusouza1012
44

Resposta:4- As condições de trabalho eram extremamente precárias, longas jornadas de trabalho, superior a dez horas, baixos salários . Locais de trabalho insalubres, sem segurança, não havia nenhuma legislação que oferecesse garantias, visto que podiam ser demitidos a qualquer momento, sem assistência ou indenização. A situação das mulheres eram ainda priores, pois recebiam salários inferiores aos homens. Também estavam sujeitas a maus-tratos e assédio sexual. Se engravidassem, não podiam contar com licença-maternidade ou estabilidade trabalhista. Suas principais reinvindicações eram: jornada de trabalho de 8 horas diárias, a liberdade de organização sindical, o aumento de salário, o fim da exploração do trabalho para menores de 14 anos  e do trabalho noturno feminino, a libertação de todos os grevistas pela policia e a garantia de que nenhum operário seria demitido por ter participado da greve

2- A maior onda de greves da primeira república ocorreu a partir de 1915 e culminou na greve geral em 1917. Em junho deste ano, mulheres operárias do Cotonifício Crespi, no bairro da Mooca, em São Paulo, cruzaram os braços para pedir aumento de salários e redução da jornada de trabalho, bem como denunciar o assédio que sofriam dos contramestres. O movimento espalhou-se por outros setores e a cidade vivenciou diversas manifestações  

Explicação:

Perguntas interessantes