01 - Na trama do filme "O Retorno da Múmia" (EUA, 2001), o caçador de tesouros Rick O´Connell (interpretado por Brendan Fraser) e sua esposa, a egiptóloga Evelyn (Rachel Weisz), vivem uma aventura fantástica para salvar o filho Alex (que foi aprisionado em um amuleto mágico), e o mundo, do conflito entre duas forças ancestrais: Imhotep (Arnold Vosloo) e o Escorpião-Rei (Dwayne Johnson). Para impedir a destruição de todo o planeta, o casal utiliza as ferramentas que têm às mãos, nem sempre de modo convencional. Considerando este cenário imaginário descrito a partir de uma obra de ficção, responda: a) Enquanto discursos inteligíveis, a ciência e a magia compartilham de uma estrutura comum. No entanto, o que difere uma da outra? b) Se fosse possível um retorno ao passado, no contexto que o filme apresenta (década de 1930), a tecnologia disponível hoje poderia modificar o desfecho da trama? De que maneira?
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) A inteligência é feita por estudos, sabedoria, já a magia, é algo que surge através de ficção.
b) Considerando que fosse possível voltar ao passado no contexto da década de 1930, é possível que a tecnologia atual conseguisse mudar o desfecho da trama, e para começo de conversa, seria possível evitar que a múmia e o escorpião rei fossem libertados, interrompendo tudo o que viria a acontecer na trama. O filme "O Retorno da Múmia” (EUA, 2001), parte do pressuposto de que o antigo Faraó conseguiria reviver e obter poderes antigos sobrenaturais, cujo objetivo seria a dominação. Para impedir que tudo o que é mostrado no filme ocorresse, desce o ressurgimento do Faraó até seu empoderamento, bastaria ter evitado, selado sua tumba e impedido sua abertura.
Resposta:
A) A magia é a prática baseada na crença que gera efeitos não naturais.A ciência não é baseada em crenças e é algo possível realidade natural com explicações científicas lógicas
B) Considerando que fosse possível voltar ao passado no contexto da década de 1930, é possível que a tecnologia atual conseguisse mudar o desfecho da trama, e para começo de conversa, seria possível evitar que a múmia e o escorpião rei fossem libertados, interrompendo tudo o que viria a acontecer na trama.
O filme "O Retorno da Múmia” (EUA, 2001), parte do pressuposto de que o antigo Faraó conseguiria reviver e obter poderes antigos sobrenaturais, cujo objetivo seria a dominação. Para impedir que tudo o que é mostrado no filme ocorresse, desce o ressurgimento do Faraó até seu empoderamento, bastaria ter evitado, selado sua tumba e impedido sua abertura.