01) (M110543H6) Observe, abaixo, o gráfico de uma função polinomial do 2º grau:
De acordo com esse gráfico, o valor mínimo dessa função é
A) - B
B) - 6
C)-4
D)-3
E) - 2
Soluções para a tarefa
Alternativa C: de acordo com esse gráfico, o valor mínimo dessa função é -4.
Esta questão está relacionada com equação do segundo grau. As equações de segundo grau são caracterizados pelo expoente do termo de maior grau igual a 2. Desse modo, as equações de segundo grau possuem duas raízes. Para determinar essas raízes, utilizamos o método de Bhaskara.
A função polinomial de segundo grau possui gráfico em forma de parábola. O valor mínimo de uma função de segundo grau é equivalente ao seu vértice, ou seja, o ponto onde ocorre a mudança de direção do gráfico (também conhecido como ponto de inflexão).
Para determinar seu valor, devemos analisar o gráfico e verificar o valor de Y referente ao ponto de inflexão. Nesse caso, esse valor é igual a -4. Portanto, podemos concluir que o valor mínimo dessa função é -4.
De acordo com o gráfico, o valor mínimo da função em questão é -4, ou seja, letra C.
Agora, vamos entender o porquê dessa resposta.
Uma função polinomial do 2º grau, ou função quadrática, ou função de segundo grau é caracterizada por apresentar uma incógnita x elevada ao número 2.
Essa função pode ser resolvida pelo fórmula de Bhaskara, onde podemos encontrar suas duas raízes, que são os pontos relativos ao eixo x, cruzando-o ou não.
No caso da nossa questão, o ponto mínimo seria onde a parábola muda sua direção. Ou seja, se está indo de cima para baixo, depois desse ponto passa a ir de baixo para cima.
E onde isso ocorre no gráfico? No -4.
Portanto, nossa resposta é a letra C, -4.
Quer aprender mais?
https://brainly.com.br/tarefa/29866784