História, perguntado por marialuizafirmino25, 5 meses atrás

01. Leia o texto: Os africanos foram trazidos do chamado “continente negro” para o Brasil, em um fluxo de intensidade variável. Os cálculos sobre o número de pessoas transportadas como escravizados variam muito. Estima-se que entre 1550 e 1855 entraram pelos portos brasileiros 4 milhões de escravizados, na sua grande maioria jovens do sexo masculino. A região de proveniência dependeu da organização do tráfico, das condições locais na África e, em menor grau, das preferências dos senhores brasileiros. (Boris Fausto, História do Brasil, p. 51) acerca do tráfico negreiro é correto afirmar que marque as alternativas corretas

Soluções para a tarefa

Respondido por tagliettimariana
3

 A escravidão da África ocorria pelo fato de que as pessoas eram comercializadas pelo tráfico negreiro e eram submetidas a trabalhos braçais, desse modo as alternativas que estão correta é a 8 e a 64, assim, a somatória da 72.

Naquela época os negros eram tratados como lixo, eram marginalizados e excluídos da sociedade e dos direitos fundamentais.

Assim, eram obrigados a ficar mais de 18 horas trabalhando no dia a dia e não recebendo nada em troca, eram dados, vendidos e trocados por mercadorias como se fossem objetos.

 A seguir as alternativas:

1)   eram chamados quilombos os espaços determinados para alojar os escravos destinados ao comércio e foram fundamentais na estrutura produtiva dos engenhos de açúcar.

2)   o dia da consciência negra celebra a assinatura da Lei Áurea no século XIX, que proclamou a liberdade dos escravos.

4)   aos escravos só restava a rebeldia como forma de reação, a qual se manifestava através do assassinato de feitores, das fugas e até do suicídio. Não havia qualquer forma de negociação com vistas a melhores condições de vida por parte dos negros.

8)   o Quilombo dos Palmares, organizado no interior do atual Estado de Alagoas, é considerado o mais importante do período colonial e foi liderado por Zumbi.

16)   no continente africano os vários povos estavam divididos em etnias organizadas em tribos, clãs e reinos. Apesar desta divisão, a unidade desses povos foi uma forma de resistirem à escravidão e não serem transformados em mercadoria.

32)   a Constituição de 1988 afirma que “cabe aos remanescentes das comunidades de quilombos que estejam ocupando suas terras o reconhecimento da propriedade definitiva, devendo o Estado emitir-lhes os títulos definitivos”. Este artigo da Constituição solucionou a “questão quilombola” no Brasil.

64)   através das obras do pintor e desenhista alemão Johan Moritz Rugendas, é possível conhecer aspectos do cotidiano da escravidão. Ele aqui esteve no século XIX e deixou preciosa fonte iconográfica sobre a vida no Brasil.

Perguntas interessantes