01 - Leia o texto e faça o que se pede. O povoamento das minas "A sede insaciável do ouro estimulou tantos a deixarem suas terras e meterem-se por caminhos tão ásperos, como são os das minas, que dificilmente se poderá saber do número das pessoas que atualmente lá estão. Mais de 30 mil homens se ocupam, uns em catar, outros em mandar catar o ouro nos ribeiros. Outros ainda ocupam-se em negociar, vendendo e comprando o que se necessita não só para a vida, mas também para o luxo." ANTONIL, André. Cultura e opulência do Brasil. 1710. In: Coletânea de documentos históricos para o primeiro grau. São Paulo: Cenp, 1978. p. 25.
a) Relacione o texto com as características do povoamento da região que corresponde atualmente às terras de Minas Gerais.
b) O texto mostra a existência de atividades comerciais na região das minas. Descreva as transformações nas atividades comerciais na Colônia durante o início do século XVIII.
Soluções para a tarefa
a)As características de povoamento da região que corresponde ao estado de Minas Gerais, foram influenciadas pela descoberta de ouro na região.
Antes da descoberta de ouro, a região era um território com baixa densidade populacional, marcado pela presença de povos indígenas na região.
A partir da descoberta do ouro, a região se tornou densamente povoada, abrigando territórios que deram origens a diversas vilas que posteriormente se tornaram cidades que até os dias atuais estão presentes no território de Minas Gerais.
b)As transformações comerciais ocorridas na colônia a partir do século XVIII, estão relacionadas ao aumento da produção para atender às demandas do mercado interno.
Essas novas relações comerciais ocorreram através da intensificação da produção de carne, ferramentas, produtos de couro e do aumento de gêneros alimentícios para atender à demanda de alimentos da população que recentemente passo a habitar a região das minas.
A descoberta de ouro e o povoamento das minas
Com a descoberta do ouro na região do atual estado de Minas Gerais, um grande contingente populacional passou a habitar rapidamente o interior do território colonial.
Como esse território ainda não havia sido habitado pelos colonizadores, não havia estrutura para atender as demandas dos novos habitantes, alterando as relações comerciais locais dentro do território.