01) LEI QUE IMPEDIU A VINDA DE ESCRAVOS AFRICANOS PARA O BRASIL.
02) LEI QUE DAVA LIBERDADE AOS ESCRAVOS COM MAIS DE 60 ANOS.
03) LOCAL CONSTRUÍDO POR ESCRAVOS FUGIDOS DAS FAZENDAS EM MEIO A MATA.
04) MÃO DE OBRA PRINCIPAL NA ECONOMIA DO BRASIL DO SECULO XIX.
05) PRODUTO MAIS IMPORTANTE NA ECONOMIA DO BRASIL NO SÉCULO XIX.
06) REVOLTA QUE OCORREU NO SUL DO BRASIL DURANTE A REGENCIA.
07) PERÍODO DE GRANDES REVOLTAS NO BRASIL IMPÉRIO.
08) PRIMEIRO GOVERNANTE DO BRASIL LIVRE.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1-A Lei Eusébio de Queirós (Lei nº 581).
2-A Lei dos Sexagenários (LEI Nº 3.270, DE 28 DE SETEMBRO DE 1885), também conhecida como Lei Saraiva-Cotegipe, concedia liberdade aos escravos com mais de 60 anos de idade.
3-Quilombo.
4-Ao longo dessa trajetória de ascensão, o café, nos finais do século XIX, representou mais da metade dos ganhos com exportação. A adoção da mão-de-obra assalariada, na principal atividade econômica do período, trouxe uma nova dinâmica à nossa economia interna.
5-As exportações de borracha deram um salto impressionante, sempre em ascensão desde a década de 1820 até a virada do século. Já o café e sua produção em larga escala apresentaram resultados prospectivos ao ponto de se tornar a referência econômica do Brasil ao longo do século XIX.
6-A Guerra dos Farrapos, também chamada de revolução Farroupilha, foi o mais longo movimento de revolta civil brasileira. Eclodiu na província do Rio Grande do Sul, e durou dez anos, de 1835 a 1845.
7-Balaiada: rebelião que aconteceu no Maranhão entre 1838 e 1841 e foi resultado de disputas políticas locais. Sabinada: foi uma rebelião de caráter separatista que desejava implantar uma república na Bahia. Aconteceu entre 1837 e 1838. Revolta dos Malês: foi uma rebelião de escravos que aconteceu em Salvador em 1835.
8-Em 1624, por ocasião da primeira das invasões holandesas, é nomeado o primeiro governador-geral nascido no Brasil, Matias de Albuquerque, o Conde de Alegrete, que administrou a colônia a partir de Olinda por aproximadamente um ano.