01. IDENTIFIQUE o fato politico da República Velha a que o texto e a charge se referem
02. EXPLIQUE por que a Constituição de 1891 reforçou a situação representada pela charge.
03. CITE o nome pelo qual esse tipo de voto ficou conhecido
04. EXPLIQUE o que representa a figura do homem armado na charge.
05. DETERMINE qual o segmento da sociedade brasileira o eleitor representa,
06. ELABORE um texto, descrevendo os acontecimentos ocorridos naquele dia, na vida desse eleitor.
Soluções para a tarefa
Resposta:
01- O fato politico presente na charge é o Coronelismo
02- Reforçou um desiquilíbrio político no Brasil, porque concentrou o poder nas mãos dos proprietários rurais, que eram minoria.
03- Voto de cabresto
04- eles intimidaram os pequenos trabalhadores para que eles votem no politico que eles quiserem
05- eleitores, tem um papel muito importante para a democracia.
06- foi ameaçado de morte, possivelmente foi agredido e votou em um politico cujo ele não queria votar
1. De acordo com a charge sob análise, o fato político que se observa é conhecido como um fenômeno chamado Coronelismo, visto que, essa estrutura de poder detinha um forte domínio e controle sobre a população, inclusive de seu voto.
2. A Constituição de 1891 foi a primeira constituição republicana, contudo, ela reforçou a situação representada na charge porque determinava que o voto fosse aberto, fazendo com que os coronéis pudesse controlar os eleitores.
3. Esse tipo de voto ficou conhecido como voto de cabresto.
4. O homem armado na charge representa o poder coercitivo dos líderes políticos em detrimento dos pequenos trabalhadores.
5. O eleitor brasileiro no contexto da charge representa os trabalhadores e o proletariado, que era controlado e submisso aos coronéis.
6. Esse eleitor iria depositar seu voto na urna, contudo, sabia que não tinha opção de escolha, pois não era livre, já que se não votasse no político que já fora escolhido por outro poderoso, poderia perder, inclusive, sua vida.
Voto de cabresto
A prática eleitoral da República Velha na qual os eleitores trocavam seu voto por um favor, como um bem material ou algum tipo de serviço era o voto de cabresto.
O voto de cabresto é um fenômeno bastante conhecido na cultura política brasileira, especialmente nas cidades do interior do Brasil, tendo sua origem no coronelismo.
Os detentores de poder e influência econômica se aproveitavam de tais privilégios para trocar favores - financeiros, médicos, materiais, etc. - por votos. Mas muitas vezes esse tipo de voto era tão coercitivo que valia até a vida dos eleitores.
Aprenda mais sobre o coronelismo em:
https://brainly.com.br/tarefa/2553853
https://brainly.com.br/tarefa/20719169
#SPJ2