01) (H08009117) Leia o texto abaixo.
Raizes do café no Brasil
O cafe foi o principal produto de exportação da economia brasileira durante o século XIX o início do século XX, garantindo as divisas necessárias à sustentação do Império do Brasi também da República Velha.
As raizes do café no Brasil foram plantadas no século XVIII, quando as mudas da planta for cultivadas pela primeira vez, que se tem notícia, por Francisco de Melo Palheta, em 1727, Pará. A partir dai, o café foi difundido timidamente no litoral brasileiro, rumo ao sul, até chega região do Rio de Janeiro, por volta de 1760.
Entretanto, sua produção em escala comercial para exportação ganhou força apenas no in do século XIX. Tal dimensão de produção cafeeira só foi possível com o aumento da procura produto pelos mercados consumidores da Europa e dos EUA. […]
PINTO, Tales dos Santos. Raizes do café no Brasil. Brasil Escola, s.d. Disponivel em:
De acordo com esse texto, a expansão na produção de café pelo território brasileiro ao longo d XIX representou
a dependência dos produtores em relação ao Governo.
B) a diversificação das políticas públicas para pequenos produtores.
C) o desenvolvimento de um processo econômico.
D) o recurso para a expansão da indústria de base.
Soluções para a tarefa
A resposta correta sobre a plantação de café no Brasil é a letra C: o desenvolvimento de um processo econômico.
O ciclo do café
O café foi um produto muito importante para a economia brasileira durante o século XIX e início do século XX, quando se tornou o principal produto de exportação brasileira. As lavouras de café foram intensamente exploradas na região sudeste, com destaque para o Rio de Janeiro e São Paulo.
Com isso, o café se tornou um produto que possibilitou o desenvolvimento da economia brasileira, num momento de independência do país com o Império e posteriormente na República. Somente com a crise de 1929 que o café perde seu valor e o Brasil também entra em crise.
Aprenda mais sobre o café no Brasil aqui: https://brainly.com.br/tarefa/46752776
#SPJ1