01 formação da sociedade brasileira
Alguém me dar uma ajudinha.
Soluções para a tarefa
Resposta:
2. Em 1890, com pouco mais de 500 mil habitantes, o Rio de Janeiro era o único grande centro urbano do Brasil. Na cidade estavam concentradas a vida política, as diversões e os investimentos em transportes, iluminação e urbanismo. Na mesma época, São Paulo contava apenas 65 mil habitantes. Entretanto, os negócios do café atraía imigrantes e gerava divisas. Logo se transformaria em importante centro comercial e político.
3. O período monárquico se caracteriza pela atenção concentrada do Estado sobre as regiões próximas à Capital e abandono e consequente esfacelamento do poder nas regiões afastadas. Razões para o crescente isolamento da monarquia:• Conservadores: descontentes com prestígio de políticos maçons no governo imperial, em detrimento da ala católica.• Fazendeiros: descontentes pela abolição da escravidão, que encareceu a produção de café.• Progressistas: criticavam a lentidão das reformas, especialmente a demora em abolir a escravidão, o regime de castas e o voto censitário.
4. População: tinha simpatia por D. Pedro II, mas cada vez mais rejeitava o regime monárquico.• Militares: insatisfação com os rumos do país e preocupação com a sucessão de D. Pedro II. O monarca não tinha filhos homens, e o marido da Princesa Isabel, filha mais velha, era o francês Gastão de Orléans (Conde d’Eu). Os militares temiam que o país acabasse governado por um estrangeiro.
5. O pensamento republicano, que representava o desejo de modernização do país, não teve dificuldade para se encontrarem insatisfeitos com o regime monárquico. A República representava a modernização do país. Por isso, não houve de imediato grande oposição à Proclamação da República no 15 de novembro de 1889.No entanto, a consolidação da República ocorreu sob graves crises, que se sucederam durante algumas décadas.
6. Militares tiveram influência decisiva nos primeiros anos da República. O marechal Deodoro da Fonseca é escolhido como chefe do Governo Provisório, com a missão de instalar um Congresso Constituinte. Incapaz de lidar com a oposição, fechou o Congresso Nacional. Floriano Peixoto é o vice-presidente. Torna-se presidente entre1891 e 1894 sem ter sido eleito. Passa à história como “Presidente de Ferro”, pela forma autoritária com que lida com a oposição.
7. Centralização do poder, dificuldades econômicas, impostos excessivos, insatisfações políticas, dão origem a diversos movimentos revoltosos:• Canudos: 1896 a 1987, na Bahia. Liderado por Antônio Conselheiro.
8. Revolta da Vacina: 1904, Rio de Janeiro. População se revolta contra imposição da vacina contra varíola, prescrita pelo sanitarista Oswaldo Cruz e determinada pelo presidente Rodrigues Alves. Desconhecimento quanto à real necessidade e forma impositiva como a medida foi implantada. A reação popular fez o governo suspender a obrigatoriedade da vacina e a declarar estado de sítio.30 pessoas foram mortas durante a revolta, 110 ficaram feridos. Centenas de pessoas foram presas e, muitas delas, deportadas para o Acre.
9. Revolta da Chibata: 1910, Rio de Janeiro. Liderada pelo marinheiro João Cândido, “O Almirante Negro”. Protesto contra maus tratos frequentes na Marinha de Guerra do Brasil e contra a qualidade da alimentação servida aos marinheiros .Eclodiu quando o marinheiro Marcelino Rodrigues foi castigado com250 ferido um por ter chibatadas colega no navio. Presidente: Marechal Hermes da Fonseca.
10. Contestado: 1912 a 1916. Área abrangendo partes do Paraná e Santa Catarina. Liderado pelo monge João Maria, sucedido por outro monge, José Maria. Colonos constituíram povoados que ignoravam a autoridade local(Estado) e federal (República).Perseguidos por coronéis fazendeiros, com apoio das tropas do governo. Presidente: Marechal Hermes da Fonseca.
Explicação: