01) Faça a leitura do texto e com suas palavras transcreva as principais ideias de Thomas Hobbes abordadas. Não deixe de contemplar o contratualismo e a relação entre o cidadão ,estado e poder. (mínino 10 linhas)
Soluções para a tarefa
Resposta: Hobbes procura analisar as diversas dimensões que envolvem o viver social do homem. Busca perceber o que o faz abrir mão de sua liberdade para sujeitar-se ao poder do soberano e percebe que é devido ao medo de ser morto e escravizado que aceita tal imposição.
Outro grande desafio para nossa reflexão é o seguinte: sendo o homem um sujeito movido por paixões, precisa aprender a controlá-las e para isso precisa usar da capacidade racional, onde muitas vezes abre mão de seu próprio orgulho. O homem só se submete a todas estas condições porque deseja sua realização como pessoa humana e para tal precisa viver em paz com todos. Isto não acontece se vive em estado de natureza.
A condição fundamental para sair do estado de natureza é o acordo de todos e a instituição de uma situação tal que permita a cada um seguir os ditames da razão. Diante disso, faz-se necessária a instituição de um estado que torne possível uma vida baseada na razão, isto, deve ser feito de forma livre e, nesse sentido, o Estado é um produto da vontade humana e não um fato natural.
Em suma, queremos refletir sobre o grande problema que é apresentado para os filósofos modernos, dentre os quais Hobbes: Como explicar o Estado e o poder soberano como não sendo mais instituído e justificado pelo poder divino?
O sistema político proposto por Hobbes, está fundado de forma simples e evidente em uma grande dicotomia, ou seja, o estado de natureza no qual os indivíduos vivem, são simplesmente leis positivas que os levem a respeitar-se mutuamente; o Estado Civil, onde são regidos por um poder comum, o qual os obriga a observar leis as quais são necessárias para uma boa convivência social. O primeiro é um estado de guerra universal e contínua; o segundo, é um estado de paz. Esta passagem de um estado para outro, pode ser feita mediante uma conquista e, portanto, por imposição do mais forte; ou, mediante um contrato onde todos concordam em renunciar o uso da força individual e instituir a força comum.
Hobbes preocupou-se com esta problemática que, querendo ou não, tem sua influencia na organização social de hoje. O que desperta nosso interesse em compreender a sociedade em que vivemos, com suas diversas “facetas” ou tipos de organização. Muitas vezes percebemos as pessoas se revoltando contra o poder do Estado e contra as próprias pessoas querendo mudanças. Podemos nos perguntar: até que ponto o Estado que são todos os cidadãos é justo para com todos?
Explicação:
Contratualismo - As teorias contratualistas se baseiam em uma concepção individualista da sociedade. A sociedade é compreendida como a somatória dos indivíduos, e o Estado tem por fim garantir que os interesses particulares possam coexistir em harmonia.