Biologia, perguntado por eduardabts291, 5 meses atrás

01. Explique, resumidamente, o que é um tecido (do ponto de vista biológico).

02. Durante uma aula, um aluno afirmou que a pele é o maior órgão do corpo humano. Essa afirmação está correta? Explique.

03. O tecido epitelial pode ser dividido em dois tipos: revestimento e glandular. Quais as principais características do tecido epitelial de revestimento?

04. Como podemos classificar o tecido epitelial de revestimento quanto a número de camadas e formato de suas células?

05. Quais são as características e onde podemos encontrar o tecido epitelial estratificado polimorfo (ou de transição)?

06. As glândulas pluricelulares podem ser de três tipos: endócrinas, exócrinas e mistas. Explique as características de cada um e cite exemplos.

07. Qual a diferença entre uma glândula exócrina halócrina, merócrina e apócrina?

Soluções para a tarefa

Respondido por mandy006
1

Resposta:

1 - Os tecidos são estruturas formadas por um conjunto constituído por células semelhantes, que atuam para desempenhar uma mesma função, e pela matriz extracelular. Eles não são encontrados isoladamente no nosso corpo, estando sempre associados uns aos outros, formando os órgãos e sistemas.

2 - A pele, apesar de sua aparência, é um órgão, e não um tecido como muitos pensam. Ela é formada por duas camadas principais, a epiderme e a derme, que, por sua vez, são formadas por tecidos diferentes. Assim sendo, a pele é um órgão porque é formada por mais de um tecido.

3 - Características do tecido epitelial

Características do tecido epitelialCélulas muito próximas, com pouco material extracelular entre elas;

Características do tecido epitelialCélulas muito próximas, com pouco material extracelular entre elas;Células unidas de forma bem organizada;

Características do tecido epitelialCélulas muito próximas, com pouco material extracelular entre elas;Células unidas de forma bem organizada;Possui suprimento nervoso;

Características do tecido epitelialCélulas muito próximas, com pouco material extracelular entre elas;Células unidas de forma bem organizada;Possui suprimento nervoso;Não possui vasos (avascular);

Características do tecido epitelialCélulas muito próximas, com pouco material extracelular entre elas;Células unidas de forma bem organizada;Possui suprimento nervoso;Não possui vasos (avascular);Alta capacidade de renovação (mitose) e regeneração;

Características do tecido epitelialCélulas muito próximas, com pouco material extracelular entre elas;Células unidas de forma bem organizada;Possui suprimento nervoso;Não possui vasos (avascular);Alta capacidade de renovação (mitose) e regeneração;Nutrição e oxigenação por difusão pela lâmina basal.

4 - No que diz respeito às camadas de células, o tecido epitelial pode ser dividido em: Simples: apresenta apenas uma camada de células. Estratificado: apresenta múltiplas camadas celulares.

5 - Epitelio cúbico estratificado: encontrado nos ductos de algumas glândulas. Epitelio cilíndrico estratificado: é raro, só está presente em poucas áreas do corpo, como na conjuntiva ocular e nos grandes ductos excretores de glândulas salivares. Epitelio de transição: na bexiga e ureter.

6 - As glândulas endocrinas destacam-se por compor o sistema endócrino e são responsáveis por secretar substâncias denominadas de hormônios. Diferentemente das glândulas exócrinas, as endocrinas não possuem ducto glandular e sua secreção é lançada diretamente no sangue, onde seguirá em direção ao órgão-alvo.

7 - As glândulas exócrinas podem ser ainda classificadas quanto à forma como a secreção sai da célula em: merócrina, apócrina e holócrina. Nas glândulas merócrinas, a secreção é liberada sem que haja nenhuma perda do citoplasma. As glândulas apócrinas, por sua vez, eliminam secreção com porções do citoplasma.

Explicação:

espero ajudar bons estudos ;)

Perguntas interessantes