01. Explique o que é fluxo gênico.
Soluções para a tarefa
Fluxo gênico é o processo de transferência de genes de uma população para outra, ou entre duas ou mais populações, e envolve a dispersão de novas variantes genéticas entre diferentes populações.
Se os genes são transportados para uma população onde esses genes não existiam anteriormente, o fluxo gênico pode ser uma fonte muito importante de variabilidade genética.
Normalmente esse fluxo de alelos ocorre porque uma população viaja para o "território" ou habitat de outra e se reproduz com os indivíduos que ali vivem. Nesse caso, podemos distinguir duas populações:
- A população doadora: que doa alelos, isto é, que os introduz na população que ali residia.
- A população receptora: que recebe os alelos que foram introduzidos pela nova população que viajou para seu habitat.
Diz-se que, junto com a seleção, a mutação e a deriva gênica, o fluxo gênico é uma força evolutiva, pois faz com que as populações mudem, aos poucos, e alelos que podem ser mais bem adaptados sejam introduzidos ou tornados mais comuns para o habitat de uma população.
A definição de fluxo gênico é que se trata de um processo por meio do qual ocorre a transferência de genes de uma população para outra, ou entre duas ou mais populações.
O fluxo gênico espalha as novas variantes genéticas entre diferentes populações.
Em casos de fluxo gênico, os genes são encaminhados para uma população onde esses genes não existiam, criando assim uma variabilidade genética.
No fluxo gênico existem a população doadora ( quela que doa os alelos, para a população local ) e a população receptora (aquela que recebe os alelos que foram introduzidos).
Assim, o fluxo gênico é uma força evolutiva uma vez que proporciona que as populações tenham alelos variados.
Leia mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/12973608