Filosofia, perguntado por jvdetona23, 7 meses atrás

01. Explique o conceito de “historicidade dos valores” de Nietzsche.

02. Quais os dois tipos de caráter humano, de acordo com Nietzsche?

03. O que poderia acontecer com a vida de um indivíduo de “caráter reativo”? E o que poderia acontecer a uma sociedade regida por uma “moral de rebanho”?

04. De acordo com Nietzsche, com o tempo, teria ocorrido uma "inversão dos valores". Explique a crítica do filósofo sobre a inversão dos valores e aponte que instituições foram criticadas.

05. Mesmo com ideias consideradas pessimistas, Nietzsche refletiu sobre a felicidade. Quais os tipos de felicidade, de acordo com o pensador? Explique cada uma delas.

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
16

01. Para Nietzsche, os valores não são universais, mas criações humanas e necessariamente correspondem a interesses particulares. Assim, valores são criações históricas e tem validade em determinado tempo e lugar.

02. Para Nietzsche, os seres vivos são animados por um impulso vital: a vontade de poder ou vontade de potência, que sempre está em expansão, fazendo-nos afirmar a vida e querer permanecer vivos.

E Nietzsche descreve uma "vontade de poder forte", que é ativa e uma "vontade de poder fraca", que é reativa. Elas implicam dois tipos de caráter: um caráter ativo e um caráter reativo.

O caráter ativo determina indivíduos que são capazes de afirmar a si mesmo por meio da ação. O caráter reativo determina o indivíduo que não é capaz de afirmar a si mesmo senão por meio da negação do outro.

03. A vida de um indivíduo de “caráter reativo" é determinada na relação de negação. São indivíduos fracos que olham para o forte e dizem: "Você é mau porque me domina, então, por oposição, eu sou bom".

A "moral de rebanho" é uma analogia para uma sociedade massificada feita de indivíduos dóceis e uniformes, que compartilham de um mesmo modo de vida e portanto, o homem do rebanho tem caráter reativo e é ausente de crítica.

04. Para Nietzsche, em determinado momento na história humana, foi sendo criada a ideia de que os fracos são os bons e os fortes, por oposição, são maus. Essa é a inversão de valores: na natureza o forte é o bom, mas isto não significa que o fraco seja mau.

 

Nietzsche criticou principalmente a instituição da Igreja Católica, afirmando que o cristianismo impôs uma inversão de valores morais que culminaria no enfraquecimento do ser humano, retirando a centralidade da vida e remetendo-a para o além, isto é, na promessa cristã de uma vida eterna após a morte.

05. Para Nietzsche, a felicidade é o espírito de luta contra todos os obstáculos que restrinjam a liberdade e a autoafirmação. Ser feliz é ser capaz de provar dessa força vital, através da superação de dificuldades e criação de formas diferentes de viver.

Assim para Nietzsche, a fórmula da felicidade está em um sim, um não, uma linha reta, uma meta. Diga sim a um sonho, diga não a tudo que possa te tirar do caminho e acrescente uma reta que finalmente te levará direto ao seu objetivo, a meta desejada.

Bons estudos!

Perguntas interessantes