01) Explique no que consistia a politica do pão e circo.
02) Identifique e explique a politica do pão e circo no Brasil.
03) O que foi a Pax Romana ?
04) Quais as principais características do governo de Otávio?
05) Comente as reformas propostas pelos irmãos Graco , explicando como elas contribuíram para diminuir as tensões sociais.
Urgente me ajudem o mais rápido possível nessa cinco perguntas, tem que responder cada uma delas (Se não sabe não responde )
o texto tá na foto
Soluções para a tarefa
Resposta:
01) A política do pão e circo consistia em uma estratégia do governo de ganhar apoio do povo através da distribuição de alimento e através do entretenimento. Em Roma, alimento era distribuído às áreas mais baixa renda da cidade que enfrentavam problemas colo falta de saneamento básico etc. O entretenimento vinha grande parte de eventos que ocorriam no Coliseu de Roma e em outras arenas, onde ocorriam corridas, brigas de gladiadores entre outros torneios.
02) No Brasil, a política do pão e circo pode ser percebida principalmente em cidades menores, onde um político faz algo pela população antes de sua eleição para consegiir apoio e depois acaba não se importando tanto. Pode ser percebida também no investimento em esportes como entretenimento.
03) A Pax Romana é uma expressão latina para se referir ao período de relatia paz que reinou no Império Romano quando Augusto através do autoritarismo declarou o fim de guerras civis em 28 a.C.. Esse período durou até a morte do imperador Marco Aurélio em 180 d.C..
04) Primeiro império romano, regido através de autoritarismo, foi no reinado de Otávio Augusto quando ocorreu o período da Pax Romana, quando o povo não precisou temer invasões bárbaras que ameaçavam a população durante o período de República, pois com a administração do império na mão de uma pessoa só e a disponibilidade das legiões romanas, era mais fácil conter invasões e revoltas populares.
05) Ficou conhecida como Reforma Agrária, as ideias propostas pelos irmão Graco, consistiam na distribuição das propriedades rurais dos patrícios com o povo plebeu, que na época de Roma, eram excluídos do direito à propriedade rural. Os irmãos Gracos foram assassinados depois por políticos patrícios, e a Reforma Agrária morreu junto com eles.