01. Explique como era a escravidão na África.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O estudo do processo de escravização dos povos africanos é essencial para que se compreenda a história atual de desigualdade no planeta. Revela uma longa história de exploração e subjugação de populações fragilizadas por outras, mais equipadas. Demonstra também que a desestruturação econômica e cultural tem efeitos desastrosos de longa duração.
Do ponto de vista econômico, a escravidão foi uma forma eficiente de acumulação primitiva. No que diz respeito às pessoas, foi uma violência irreparável, que pressupõe, dentre outros fatores, a existência de povos muito pobres, mão de obra excedente que possa ser explorada em benefício de uma minoria. Assim, parte do atual contexto socioeconômico da África de miséria e exclusão é consequência de fatos passados. Muitos analistas comparavam a escravidão africana em menor escala associada a servidão linhageira com as economias orientais.[
Explicação:
ESPERO TER AJUDADO
A escravidão na África era semelhante ao modelo da escravidão nas sociedades antigas, onde a escravidão era justificada não a partir de elementos étnicos, mas sim pela conquista militar de um povo sobre outro.
Diferente da escravidão nas Américas, os escravizados africanos não eram vistos como por natureza "inferiores" aos seus captores, de modo que não eram vítimas dos mesmos castigos físicos brutais que ocorriam aqui. Além disto, na África havia o uso de escravizados também em funções especializadas, de modo que era possível, para estes escravizados, levantar recursos que permitissem que comprasse a sua própria liberdade, por meio da alforria.