01 - Explique, com suas palavras, o que é variabilidade genética.
02 - Que fatores contribuem para a varibilidade genética? Dê exemplos.
03 - Marque a alternativa incorreta:
a. A quantidade de cromossomos de um organismo varia conforme sua respectiva espécie.
b. O zigoto é o resultado da fusão entre duas células reprodutivas.
c. Células haploides contém metade dos cromossomos da espécie.
d. A mitose ocorre em células germinativas localizadas nas côdonas dando origem aos gametas.
04 - Considere que a célula somática de um tipo de inseto possui um total de 14 cromossomos. Se essa célula passa por um processo de mitose, quantos cromossomos em cada célula filha terá? E se uma célula germinativa desse inseto passar por um processo de meiose quantos cromossomos haverão?
05 - Explique como os gametas estão relacionados com a transmissão das características hereditárias.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1-A variabilidade genética mede a tendência dos diferentes alelos de um mesmo gene que variaram entre si em uma dada população. Não deve ser confundida com diversidade genética, a qual é a quantidade total de variações genéticas observada tanto entre as populações de uma espécie como entre os indivíduos de uma população (stefanysouza88)
2- A mutação, o fluxo gênico, a reprodução sexuada e a deriva genética.
Entre eles, a mutação é o principal fator gerador de variabilidade, permitindo o surgimento de novas combinações dentro do conjunto de genes da população. (tatazinha595)
3- Letra (D) Incorreta: A mitose é um processo de divisão celular que ocorre no núcleo das células eucarióticas, após a duplicação do material genético na interface. A gametogênese sim ocorre em células germinativas localizadas nas gônadas dando origem aos gametas. (vKinkasBorba )
4- Após o processo de Mitose ela dará origem à duas celulas idênticas, ou seja com 14 cromossomos em cada uma delas. Se a célula germinativa (com 14 cromossomos ) passar pelo processo de meiose ela formará quatro células com 7 cromossomos em cada. (adrianaabud)
5-Os gametas masculinos e femininos carregam consigo parte do DNA da espécie que os origina, sendo assim, quando cruzados as partes oferecidas por cada indivíduo se completam e geram um novo indivíduo, variando o genoma dos integrantes de determinada espécie. As características passadas entre os indivíduos são determinadas no genoma (parte molecular) e expressadas no fenótipo, carregando ambas características dos progenitores. (KinkasBorba )
Explicação: Coloquei o nome das pss que deram a rpt na frente , eu coloquei isso aí ... boa sorte nos estudos galera