Filosofia, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

01)explique as duas grandes fases (ironia e maiêutica) do dialogo de socrates e seus interlocutores?
02)exponha a concepção dualista da realidade de platão.
03)explique o mito da caverna.

Soluções para a tarefa

Respondido por qiejoerkqp
19
1) Sócrates através da ironia, se fazia de desconhecido de determinado assunto e indagava as pessoas, levando-as a contradição e fazendo-as perceber sua própria ignorância. Na maiêutica, o interlocutor era levado a tentar elaborar as próprias ideias, ir ao encontro da própria alma.
2) De acordo com Platão, existiria dois mundos: o mundo sensível, que é aquele que reconhecemos através dos cinco sentidos, e o mundo das ideias, que seria o mundo real, perfeito. Segundo ele, o que vemos e tocamos são apenas “sombras” da realidade que é o mundo das ideias, dessa forma existiram ideias correspondentes a todos os objetos, seres e coisas da natureza e ainda que o universo que conhecemos foi criado por um Deus, chamado Demiurgo, mas que esse mundo é apenas uma cópia imperfeita do mundo real (o das ideias).
3) O mito da caverna consiste em um grupo de pessoas morando numa caverna, eles estão ali desde crianças acorrentados, eles não conseguem se mover, nem virar a cabeça, só veêm o que está a sua frente. A luz que chega na caverna vem de uma fogueira que fica atrás dos prisioneiros. Várias pessoas passam na frente da luz e atrás dos prisioneiros, mas apenas o que eles veêm são sombras dessas pessoas e das coisas que elas carregam. O mundo das ideias é o exterior da caverna, e o interior obscuro é o mundo que conhecemos atráves dos cinco sentidos.
Anexos:
Perguntas interessantes